Nova pagina 1

  

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

adecas.com.br
Pagina Principal

Destaque

Notícias
Radio Adecas Online
Chat
Fórum
Perguntas e Respostas
Sites de jornalismo
Mensagem
Emails Recebido
Artesanato
Humor
Cultura
Fé e Religião
Galeria
Vídeo
Conheça Santa Rita
Agenda
Receitas
Pagina de José Pereira
Listas Telefônica online
Lista  Telefônica, Paraná
Lista  Telefônica,  Sta Rita
Lista  Telefônica, T. Roxa
Auxilio a lista telefônica
Enquête
Busca CEP
Tradutor
../Pesquisa
Hora no mundo
Previsão do tempo
Vende-se
Câmara dos  Deputados
Fale com um amigo
Admin
Link Católico
Diocese de Toledo
Dom Francisco, Bispo de Toledo
Busca Católica
Sites Pessoais
Colégio Estadual de Santa Rita D´Oeste
Jerônimo Mendes
Administradores
Sites de Noticias regionais
Visitantes Online
84

Contador de visitas

 
 
Previsão do tempo p/ próximos dias
 

 

 

 

Fórum de Mensagens Você reporter.

Postar Uma Nova Mensagem

Dia 31 de Outubro- Dia da Reforma Luterana O que é Reforma ? Porque Reforma Luterana? IGREJA LUTERANA: QUE IGREJA É ESSA? - 4 de Nov. de 2013
Postada por Pastor Adelar Osmar Borth
Dia 31 de Outubro- Dia da Reforma Luterana
O que é Reforma ? Porque Reforma Luterana?
IGREJA LUTERANA: QUE IGREJA É ESSA?

Apesar de ser a Igreja Evangélica mais antiga do mundo, muita gente não conhece a Igreja Luterana. Para que você a conheça melhor, vamos fazer um pequeno histórico da sua origem, seus costumes e sua doutrina central.

O INÍCIO DA IGREJA CRISTÃ
Quando Jesus subiu ao céu ele deixou claro aos seus seguidores que deveriam ir por todo o mundo e pregar o seu Evangelho, mostrando a todas as pessoas o amor de Deus e como elas poderiam tornar-se seus filhos e herdeiros do céu. Cristo havia completado a missão de salvar a humanidade do pecado, do diabo e da condenação eterna através de sua morte na cruz e sua ressurreição.
Os apóstolos de Jesus começaram então o trabalho, e as comunidades de cristãos (igrejas) foram surgindo em todo lugar onde o Evangelho era pregado. Assim, o Cristianismo se espalhou por todo o mundo e, a partir do século III, não mais perseguida pelo império romano, a Igreja foi se tornando uma instituição, com sede em Roma.

A REFORMA DE MARTINHO LUTERO
Com o passar do tempo, infelizmente, a Igreja foi se desviando do ensino claro da Bíblia, a Palavra de Deus, e criando regras e doutrinas humanas, com decretos e tradições próprias, contrárias ao Evangelho de Cristo.
Assim, na Idade Média (século V até o XV), o Cristianismo foi se transformando numa “religião” da lei, do medo e da superstição. As pessoas não acreditavam mais em Jesus como seu Salvador, como Ele se revela na Bíblia, mas em suas próprias boas obras e nas leis da Igreja para serem aceitas por Deus e ir para o céu.
Então, a partir de 1517, na Alemanha, Martinho Lutero, que era um monge católico romano, professor e doutor em Teologia, começou a pregar contra as tradições e doutrinas erradas que havia na Igreja, tentando reforma-la e leva-la de volta à única fonte verdadeira de doutrina, a Bíblia, e ao seu ensino central – somos salvos somente por Jesus Cristo, através da fé nele dada a nós pelo Espírito Santo.
Apesar de sua proposta ser rejeitada e ele mesmo ser expulso da igreja católica, a reforma de Lutero ganhou apoio e força de religiosos, universidades e autoridades civis e logo se espalhou por toda a Alemanha e Europa. Com a imigração de alemães para as Américas, a partir de 1800, também surgiram comunidades luteranas nos Estados Unidos e Brasil.

A IELB – IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
A Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, fundada em 1846 nos Estados Unidos, enviou ao Brasil (Rio Grande do Sul) em 1900 o pastor missionário Christian Broders. Com seu trabalho surgiram as primeiras comunidades luteranas da IELB e, já em 1903, iniciou-se o Seminário para formar pastores no Brasil.
Em 24 de junho de 1904 foi oficialmente fundada a IELB, com várias comunidades, pastores e membros. A partir daí ela começou a se expandir para todo o país e hoje está presente em todos os estados brasileiros, tendo sua sede nacional em Porto Alegre, RS. A seguir mencionamos alguns de nossos costumes e práticas:
• Em nossos cultos usamos liturgias, a cruz, velas, vestes e toalhas litúrgicas, que são parte da tradição cristã, não são proibidas pela Bíblia e apontam para o Salvador Jesus Cristo.
• Batizamos crianças e adultos, celebramos a Santa Ceia com o pão e o vinho, temos leituras bíblicas e a pregação da Palavra de Deus (mensagem ou estudo bíblico), e louvamos a Deus com hinos, cânticos, orações e ofertas de gratidão.
• Usamos e ensinamos o Credo Apostólico, os Dez Mandamentos e o Pai Nosso, além de todas as doutrinas verdadeiramente bíblicas.
• Não fazemos promessas falsas nem comércio com a Palavra de Deus e não temos objetivos simplesmente financeiros e materiais.

PRINCIPAIS DOUTRINAS – O QUE CREMOS
Estas são algumas das principais doutrinas da IELB, baseadas na Bíblia, que para nós é a única fonte e regra de fé e vida cristã.
• O verdadeiro Deus é um só: é o Deus Triúno – Pai, Filho e Espírito Santo, que se revelou ao mundo em Jesus Cristo. Só este Deus deve ser adorado e venerado (veja na Bíblia: Rm 1.19-20 e 2.14-15, Mt 28.19, Jo 14.6, 1Co 8.4-8).
• A Bíblia é a Palavra de Deus: é a base para a fé, o ensino e a prática cristã. O seu centro é Jesus Cristo e sua obra de salvação, e nela Deus nos fala com sua Lei e seu Evangelho (veja na Bíblia: 2Tm 3.15-17, Lc 11.28, Jo 8.47).
• Jesus é o Deus verdadeiro que assumiu a natureza humana: como Deus-Homem, morreu em nosso lugar para pagar pelos pecados de todos os seres humanos, pois o pecado nos afasta de Deus e nos condena eternamente. Todos e somente os que confiam em Cristo recebem dele nova vida já neste mundo e a salvação eterna com Deus (veja na Bíblia: 1Jo 5.20, Jo 3.16, Rm 4.25, At 4.12).
• Há somente uma fé verdadeira: fé é a aceitação de Jesus Cristo pelo pecador arrependido como seu único e suficiente Salvador. É o instrumento dado a nós pelo Espirito Santo para recebermos de Jesus seu perdão, vida e salvação eterna. Sem esta fé em Cristo não há salvação, e ela produz na vida do cristão frutos de amor (veja na Bíblia: Jo 1.12,16, At 10.43, 16.31, Gl 2.16, 1Co 12.3, 1Pe 1.5, Jo 3.36).
Estas são algumas das doutrinas bíblicas que cremos e ensinamos. Há muitas outras, como o Batismo, a Santa Ceia, Oração, etc.
Em resumo, nós luteranos cremos, ensinamos e confessamos que Jesus Cristo nos salva por meio da fé nele, que é dada a nós pelo Espírito Santo na Palavra de Deus e no Batismo, onde Deus Pai se revela a nós como o Deus Salvador.
Nosso lema e maior objetivo é levar CRISTO PARA TODOS, pregando com ordem, decência e clareza o puro Evangelho de Cristo, para levar às pessoas o amor de Jesus e assim poderem ter uma vida nova, plena e feliz, neste mundo e na eternidade.
Você está convidado a nos conhecer, ou receber nossa visita. Teremos muita alegria em falar com você sobre Cristo e sua verdadeira salvação, que vai muito além da vida neste mundo, que é de graça e é para você também!
Para mais informações você pode consultar os sites www.ielb.org.br,www.horaluterana.org.br, enviar um e-mail para adelar_borth@yahoo.com.br ou ligar para nós: (44)36481156- 0u Tim (9840144844). Teremos prazer em enviar-lhe material via e-mail, sem compromisso.

 

 

   

Respostas - Postar Uma Resposta
 R1: Dia 31 de Outubro- Dia da Reforma Luterana O que é Reforma ? Porque Reforma Luterana? IGREJA LUTERANA: QUE IGREJA É ESSA? (Pastor Adelar Osmar Borth - 5 de Nov. de 2013)

 

Voltar às Mensagens  |  Postar uma Nova Mensagem

 

 

 
Publicidade

PUBLICIDADE

Odontologia Santa Rita Fone 44 3648 1193     

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101
 
Rodape

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste