Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Não erra menos quem erra com muitos - 3/06/2016
Postada por Pastor Adelar Osmar Borth
Não erra menos quem erra com muitos

O estupro coletivo de uma jovem de 16 anos no Rio de Janeiro, que provocou comoção no país e no mundo, trouxe-me à lembrança uma anotação que tenho num caderno de rascunhos: “Não erra menos quem erra com muitos”. Essa expressão é atribuída a Lutero, quem sabe, para denunciar os erros que a maioria dos clérigos cometia ao defender a doutrina da salvação por mérito próprio e não pela graça de Deus pelos méritos de Cristo. No caso do estrupo coletivo ficou evidente que até pode errar mais quem erra com muitos.

Num tempo em que a ética da estatística dita o rumo do comportamento das pessoas é bom resgatar essa frase de Lutero. Pesquisas são feitas para extrair da opinião pública as linhas gerais pelas quais são canalizadas as propostas legislativas. Essa vontade de estar com a maioria também tem decidido questões muito sérias tanto no campo dos costumes, como nas definições de gênero e outros temas polêmicos. É bom estar ciente de que não erra menos quem erra com muitos.

É muito forte, não só entre os adolescentes, o argumento “todo mundo faz”. É possível a pessoa seguir o tranco da maioria e se esconder na multidão para aquelas atitudes que agradam os desejos perversos do coração e não ser descoberto. É possível ficar no anonimato quando se parte para a violência e quebradeira nas manifestações populares. Mas não erra menos quem erra com muitos, como não erraram menos aqueles que com muitos gritaram “crucifica-o!” quando Pilatos julgava Jesus. Não diminui um milímetro a culpa individual da sentença que pesa sobre a humanidade: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23).

Mas Jesus olhou para o indivíduo com todos os seus erros quando com sua morte e ressurreição reconciliou o mundo com Deus (2 Co 5.19), assim que nenhuma condenação há para aquele que está em Cristo Jesus (Rm 8.1). Ficamos livres para acertar nem que seja com a minoria. Aí está o desafio: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Rm 12.2).

Edgar Lemke- Pastor da IELB

 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste