Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Um belo enredo. - 15/07/2016
Postada por Adelar Osmar Borth
Um belo enredo

Fico imaginando uma plateia assistindo pela primeira vez um filme sobre a parábola do bom samaritano (Lucas 10.25-37). Um enredo, contado por Jesus, onde os papéis de mocinho e bandido são invertidos. Propositalmente. Pedagogicamente.

A história conta que, em uma viagem, um homem é assaltado e surrado. Seu estado é gravíssimo. Ele agoniza junto ao pó da estrada. E então a plateia vê um sacerdote aproximando-se. É o mocinho da história! Vai dar tudo certo! Para o desespero da plateia, o religioso é indiferente. O pobre homem assaltado é invisível aos olhos do mocinho que, agora, assume o papel de vilão. Mas espere um pouco! Lá vem um levita, mais um religioso influente! Agora sim aquele pobre homem está salvo! Mas, a plateia decepciona-se novamente. Mais um religioso desvia o olhar e o caminho. Mais um mocinho ganha o papel de bandido. Para a tristeza da plateia.

Um terceiro homem vem pela estrada. A plateia fica atônita, apreensiva. É alguém que merecia o papel de bandido. Um samaritano aproxima-se. Um inimigo daquele que agonizava, jogado na estrada. E eis que a plateia fica boquiaberta com a cena. O bandido sente compaixão, estende a mão, cuida das feridas e machucados, carrega no colo o pobre homem e o leva para uma hospedagem. Paga tudo por ele. Assume a responsabilidade. E a plateia vibra! O bandido recebe o papel de mocinho.

Jesus monta este enredo invertido propositalmente. Ele quer mostrar que apenas conhecimento da Palavra e hábitos religiosos são vazios em si mesmos. Jesus convida a plateia a fazer uma releitura da realidade. A perceber que a fé cristã abre os olhos para diversas oportunidades para amar, cuidar, estender a mão, ouvir. A fé cristã convida a derrubar muros de inimizades, a sufocar o orgulho, a reconstruir relacionamentos. Entre mocinhos e bandidos. Amigos e inimigos.

Então fica a dica: quão bela e maravilhosa é a história do bom samaritano! Principalmente porque o autor do enredo, Jesus, convida a plateia a personificar o mocinho da história. Quem será ele na vida real? Aquele que tem compaixão, que cuida das nossas feridas e que nos carrega no colo. Aquele que, com seu sangue, pagou tudo por nós. Todas as plateias são convidadas a perceber que Jesus é o bom samaritano. Aquele que é o Redentor de todos os enredos reais da vida. Ele oferece um amor que é muito mais do que conhecimento intelectual. É amor vivido. Intensamente. Diariamente. Constantemente. Entre Jesus e você. E, como consequência, entre você e todos. Deixe-se amar. Ame.


Autor-Pastor Bruno A, K. Serves
Colaboração: Pastor Adelar Osmar Borh

 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste