Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Galerias - 15/04/2013
Postada por José Pereira
A muitos anos Santa Rita vem preiteando a galeria de água pluviais. Antes foi um projeto do ex-prefeito donaldo que custava 900 mil reais, chegou a dar conflito, com todo mundo querendo ser pai da criança, mais de repente deu em nada.

O atual p´refeito Ivan Reis tá com um projeto no governop do estado, que custa um milhão e trezesntos mil.

Alguma coisa prescisa ser feito, porque sem perdra irregular, os proprietários não pode finaciar a moradia dos sonhos. Sem a galeria o prwefeito não pode finaciar o calçamento com pedras irregulares. Causando prejuizo e transtornos para os moradores destas áreas, que não pode finaciar, nem vender porque o preço nessas áreas é muito baixo e com o capital não dá para comprar outro onde há a pavimentação.

Particularmente defendo outras solução.

Que cada morador segure as suas águas das chuvas, isso é possível, porque sabemos, que os moradores do lado mais baixo consegue segurar suas águas, porque o vizinho não aceita aágua do outro na propriedade. Tá certo que nessas condições há mais espaços para água infiltar na terra, enqunto os moradores do outro lado da rua constroi suas construção mais perto da rua.

Então a solução é construir caixas de brita,onde poderá armazenar o excesso de água, dá até para aproveitar essas águas se usar areia e carvão para filtar.

As águas das ruas também dá para armazenar no calçamento.

Esse processo tem de começar nos lugares mais altos a fim de não dá muita correnteza, porque pode levar sujeiras e entupar muito rápido as caixas de britas.

Esta será a solução para o futuro, mais alguém tem de começar. Nas grandes cidades rios já acabaram pela impremeação do solo e mas quando chove um pouquinho a mais causa enchetes cauzando grandes transtornos e prejuizos.

Santa Rita é um lugar pequeno que pode muito bem servir de experiencia. Falei para o ex-prefeito Donaldo, êle queria saber onde já existia. Falei para o atual prefeito Ivan, parece pensar do mesmo modo, pois teme que o projeto não dê certo.

Mas sempre alguém tem de fazer pela primeira vez. Fico pensando, se ninguém tivesse coragem de tentar a primeira vez, ainda estariamos na idade da pedra.

O caus que acontece nas cidades já aconteceram no perimetro urmano. Digo caus, porque o sistema de galerias não resolve, porque calaliza a água aqui, mais lá adiante causa estragos.

Não precisamos ir muito longe. em Santa Rita uma estrada já acabou pela erosão, que moradores tiveram de mudar de lá, porque não tinha saida.

Essa estrada serve de termômetro para prefeitos. Há um ditado em Santa Rita que quando houver um prefeito bom resolverá o caso. Até hoje ninguém passou no teste.

Em Terra Roxa, não sei como chama aquele bairro, mas fica lá por traz da Terratur. Lá há um buraco tão grande que proprietários de lotes estão com medo de perder seus lotes.

Mas podiamos dizer, vamos canalizar até o rio. Esse por sua vez cauzará enchentes e desiquilíbrio da natureza.

A solução é serurar a água, para que ela percorra seu caminho normal.

A agricultura resolveu o problema, fazendo curva de nível e construindo morundúns, muitos devem lembrar ainda dos morunduns, que mais tarde transformou em base larga, melhorando a infiltação com o plantiu direto.

 

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste