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Grupo de pesquisa da UFPR lança projeto de monitoramento online dos candidatos a prefeito

Data: 25/08/2016

O grupo de pesquisa em atores, instituições, comportamento político e novas tecnologias (GEIST), do programa de pós-graduação em ciência política (PPGCP) da UFPR lançou semana passada o projeto “MEME: e-Monitor Eleitoral”. O projeto visa realizar um acompanhamento em tempo real do comportamento e das estratégias eleitorais adotadas pelos candidatos a prefeito nas mídias sociais.

O projeto está sendo comandado pelo professor doutor Sérgio Braga, coordenador do grupo de pesquisa, e pelo cientista político e doutorando Márcio Carlomagno. O professor Braga ressalta a importância democrática deste acompanhamento e alguns aspectos que podem ser descobertos dos candidatos: “A internet e as mídias sociais trouxeram várias inovações para as campanhas eleitorais: elas permitem que o eleitor acompanhe mais de perto as propostas do candidato e interaja com eles com mais frequência, agregando ‘accountability’ ao sistema político. Por exemplo, podemos saber quem está fazendo propaganda negativa, atacando os adversários, quem está realizando propostas objetivas, quem está incentivando a participação do eleitor e uma série de outras questões. Sobre que temas eles estão falando? Quais os assuntos mais tratados?”.

Sobre o nome do projeto, o professor explica que o nome MEME “faz alusão à grande importância que esse recurso comunicativo passou a ter nas redes sociais. Além disso, refere-se ao conceito de ‘democracia monitorada’, proposto por John Keane. Segundo este cientista político, com as mídias sociais e o avanço dos meios de comunicação, a sociedade tem cada vez mais possibilidade de monitorar e supervisionar as elites políticas e os governantes de uma maneira geral, dando origem a uma metamorfose da democracia representativa que ele chama de ‘democracia monitorada’.”

O objetivo, segundo os coordenadores, é promover o estreitamento entre sociedade e academia. “Às vezes fazemos pesquisas que demoram anos para serem publicadas, o que gera um gap no interesse da sociedade pelo assunto. O objetivo do projeto é aproximar a sociedade do trabalho de pesquisa que fazemos aqui na Universidade, romper com os muros que separam estes dois mundos, tornar as coisas mais interessantes e compreensíveis”, argumenta Carlomagno.

A divulgação do projeto conta com uma inovação. Seguindo a tendência de muitas empresas, o grupo manterá apenas uma página no Facebook, em vez de um site, visando dinamizar o trabalho. As análises serão todas divulgadas por boletins, publicados na própria página do grupo no Facebook.

O grupo de pesquisa conta atualmente com 14 pesquisadores, entre professores, alunos de doutorado, mestrado e graduação, e profissionais do mercado, como jornalistas.

Inicialmente, o monitoramento irá contemplar Curitiba e algumas das principais cidades do Paraná e do país. Os dois primeiros boletins já estão no ar. No primeiro boletim de análise, os pesquisadores apresentam o resultado de uma análise de conteúdo feita em 850 postagens dos pré-candidatos no Facebook, durante o mês de julho. Mostram quais se aproximam mais de “campanha negativa”, quais falam sobre “propostas” ou “agenda”. No segundo boletim, apresenta-se uma proposta para medir a taxa de inflação da presença online e aplicam aos candidatos à prefeitura de Curitiba. Outros três boletins estão previstos para serem lançados esta semana: sobre a origem dos links compartilhados pelos candidatos (a relação das redes sociais com outras formas de mídia a agendamento de notícias), sobre os sentimentos expressos pelos usuários por meio das “reações” e um comparativo com os candidatos de Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, para o mês de agosto.

Fonte: Portal Palotina


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