Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Lideranças vão ao MAPA pedir revisão da lei de inspeção de animais mortos

Data: 09/09/2016


Representantes do Programa Oeste em Desenvolvimento pretendem entregar, nesta sexta-feira um documento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pedindo a revisão urgente da lei de inspeção sobre a destinação adequada de animais mortos, incluindo o transporte.

A destinação de animais mortos é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais na região

A reivindicação será entregue pelo coordenador do POD, Mário Costenaro, e pelo coordenador da Comissão de Sanidade do programa, Elias Zydek, ao secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, às 15h30, na sede da Sociedade Rural de Cascavel.
O estudo pede também a ampliação de recursos para pesquisa e a existência de um integrante permanente do Brasil na Organização Mundial de Saúde Animal.
A destinação de animais mortos é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais e tem como consequência prejuízos às quatro cadeias produtivas da proteína animal, pescado, leite, aves e suíno, da região.
A legislação que serve de base para regulamentar os processos sanitários é antiga, de 1934, e sofreu poucos ajustes em decretos, como a Lei da Inspeção, de 1950, regulamentada em 1952, ou mesmo o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária , sugerido em 1998 e regulamentado apenas em 2006.
O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná , Inácio Kroetz é da opinião que, o descarte de aves difere do descarte de bovinos, por conta do porte; o descarte por morte natural é distinto daquele por doença ou, ainda, do descarte em decorrência de desastre natural, que geralmente acontece em grande escala.
Segundo o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luís Krabbe, o que mais acontece hoje nas propriedades, é o sistema de compostagem, meio usual que não quer dizer que seja o mais adequado.
Em relação à questão do transporte dos animais mortos, não há nada específico na legislação nacional, que a propósito não proíbe, mas também não autoriza, ao contrário da lei estadual que não permite.
A ação de hoje a tarde foi um dos encaminhamentos propostos durante o 1º “Encontro Regional de Sanidade Agropecuária: responsabilidade de todos”, ocorrido em Cascavel nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste