Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Estado corta benefícios de professores em licença

Data: 21/09/2016

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) suspendeu o pagamento do adicional noturno para servidores da Educação em Licença Especial ou Licença Especial Remuneratória. A mudança foi comunicada no início deste mês. Agora, os professores que trabalham a partir das 18 horas não têm direito à gratificação noturna - 20% sobre o valor correspondente ao nível e à classe - durante a licença.

O cancelamento foi realizado com base no parecer 206/2003, da Procuradoria Geral do Estado (PGE). De acordo com informações da procuradoria, o documento determina o não pagamento do adicional noturno na período de fruição da licença especial. O parecer foi aprovado em 2003, mas a suspensão só ocorreu este ano, após questionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) à Seed por "situações similares de pagamentos".

"Em vista disso, o Grupo Setorial de Recursos Humanos (GRHS) da Seed fez uma consulta à Assessoria Jurídica da Secretaria, que, com base no parecer da PGE, entendeu que o pagamento deveria ser cancelado, pois em casos de afastamentos por licença especial são assegurados ao servidor apenas os direitos inerentes ao exercício do cargo efetivo", explicou em nota a assessoria do governo do Paraná.

Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) pediu a concessão de uma liminar judicial para reverter a decisão do Estado. A APP defende que a gratificação noturna integra o salário do servidor. "Segundo a resolução 129/2005 do Tribunal Superior do Trabalho, todo adicional noturno passa a compor o salário e o Estatuto do Servidor prevê que não pode haver redução dos vencimentos. É um absurdo um parecer de 2003, que nunca foi usado - e que só foi criado porque quem não era concursado também tinha direito à licença especial - ser aplicado agora", argumenta o secretário de Assuntos Jurídicos da APP, Mário Sérgio Ferreira.

A licença especial é o direito assegurado ao servidor público do Paraná de se ausentar durante seis meses, após dez anos de trabalho, ou três meses, após cinco anos de exercício de sua funções. A licença é concedida "com vencimento ou remuneração e demais vantagens", segundo a lei 6174/70. Este ano a Seed disponibilizou 7,8 mil licenças para professores e 2,2 mil para funcionários de todo o Paraná, distribuídas em três períodos de fruição. O último período começa nesta sexta-feira (23) e termina no dia 21 de dezembro.

Os servidores selecionados nesta modalidade podem solicitar o cancelamento da licença até esta terça-feira (20).

A licença remuneratória - lei 14.502/2004 - é garantida caso o servidor público protocole o pedido de aposentadoria e não tenha o benefício concedido dentro de 30 dias. Nesse caso, ele pode se afastar da função com "todos os direitos e vantagens inerentes ao cargo efetivo". O número de servidores nessa situação não foi disponibilizado, pois o órgão responsável está em greve.

"A licença remuneratória é um é uma forma de obrigar o Estado a cumprir os 30 dias. Agora, a pessoa que tem o direito de se aposentar vai ser punida duas vezes, uma porque o Estado não cumpre o período e outra porque vai ter o adicional descontado do salário dele", completa Ferreira.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste