Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Na semana da eleição, Sertanópolis fica ‘sem candidatos’; entenda

Data: 27/09/2016





Os 13,4 mil eleitores de Sertanópolis, na região metropolitana de Londrina, estão indecisos em relação à eleição para prefeito no próximo domingo (2). A dúvida, no entanto, não está na escolha do candidato, mas sim se o escolhido por ele conseguirá assumir o cargo a partir de janeiro de 2017.

Isso porque os dois candidatos a prefeito estão com as candidaturas impugnadas pela justiça.

Na semana passada, o juiz da 40ª Zona Eleitoral, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, indeferiu o registro da candidatura do prefeito Aleocidio Balzanelo (PDT), que tenta a reeleição. A alegação é de que o candidato seria analfabeto, uma das causas de inelegibilidade previstas na Constituição.

Ele foi submetido a um teste que e, segundo avaliação do juiz, o candidato “não consegue correlacionar sua resposta ao grau mínimo de entendimento que se exige de uma pessoa que pretende ocupar cargo de tamanha importância como o de Prefeito”.

Já o outro candidato, Carlos Luis Oporto Castro (PMDB), teve a candidatura indeferida pelo mesmo juiz na última sexta-feira (23).

Segundo Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, Castro desobedeceu um dos artigos da legislação eleitoral ao se desincompatibilizar de cargo público fora do prazo.

“Um documento comprova que o candidato requereu seu afastamento da função de servidor da Prefeitura de Sertanópolis, na função de médico clínico geral, apenas em 21 de junho de 2016, enquanto o Art. 1º, inciso II, alínea "l", c/c inciso IV, alínea "a", da LC 64/90 exige prazo de desincompatibilização de quatro meses para concorrer ao cargo de Prefeito”, afirma o juiz na decisão. O prazo estabelecido era 2 de junho.

As assessorias dos candidatos afirmaram que vão recorrer na decisão da justiça local no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). A candidatura só é oficialmente impugnada após trânsito em julgado da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto isso, tanto Balzanelo quanto Castro continuam em campanha normalmente. O nome dos dois candidatos estará nas urnas para ser votado no domingo (2).

Até sair a decisão, o prefeito eleito pode ser diplomado e até assumir o cargo a partir de 1º de janeiro. Caso a instância superior (TSE) confirme o indeferimento do registro de candidatura, novas eleições são convocadas.


Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste