Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Copel fará leilão de energia para grandes consumidores

Data: 24/10/2016



comercializadora de energia da Copel - a Copel Energia S.A. - realiza nesta sexta-feira (28) mais um leilão para grandes consumidores, como indústrias e supermercados. O leilão é uma oportunidade para empresas que pretendem atuar no mercado livre, onde o custo do insumo é livremente negociado, permitindo economia de 10% a 20% em relação às tarifas convencionais, impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As empresas interessadas devem se credenciar no site da Copel até quinta-feira (27) e oferecer sua proposta de compra, por e-mail, até o dia seguinte. Podem participar consumidores com demanda energética superior a 500 mil Watts (kW).

Tendência de crescimento

A alta de tarifas nos últimos dois anos em todo o País no chamado mercado regulado levou a um grande aumento na procura por energia comprada diretamente de geradoras e comercializadoras, como a Copel Energia. Atualmente, 27% da energia consumida no Brasil já é comercializada no mercado livre, com uma tendência de crescimento dessa modalidade.

“O mercado livre de energia se consolida atualmente como uma alternativa real de economia, sendo um meio seguro e confiável de aquisição de energia elétrica”, explica Franklin Kelly Miguel, diretor da Copel Energia.
Livre negociação

Ao contrário do mercado regulado, onde os consumidores pagam uma tarifa fixa pela energia, estabelecida anualmente pela Aneel para cada distribuidora do País, no mercado livre os chamados consumidores especiais (demanda maior que 500 kW) e os consumidores livres (demanda maior que 3.000 kW) negociam livremente o prazo e a quantidade de energia com geradoras e comercializadoras.

No caso dos consumidores especiais, de menor porte, existe a obrigação de adquirir energia gerada por fontes “alternativas”, como eólica, solar, de pequenas centrais hidrelétricas e térmicas a biomassa. Neste caso, o incentivo a estas fontes é compensado por um desconto no custo do transporte de energia, que integra a tarifa.

Para migrar do mercado regulado para o livre, a empresa deve informar esta intenção à sua distribuidora pelo menos seis meses antes do final do contrato. Para operar na Câmara de Comercialização de Energia (CCEE), a empresa também deve adequar, com antecedência, seu sistema de medição de energia.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste