Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Oeste em Desenvolvimento apresenta relatório do TCE-PR sobre irregularidade nos pedágios do Paraná

Data: 07/12/2016



O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) promove nesta quinta-feira (8) um encontro para apresentar o relatório aprovado pelo Tribunal de Contas Estadual do Paraná (TCE-PR) que apontou irregularidades nos contratos de pedágios na BR-277. A reunião ocorrerá na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), em Cascavel, com início às 19h.

Além de representantes do TCE-PR, participarão também técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) e lideranças das região.

De acordo com o levantamento feito pela auditoria do TCE-PR, há uma diferença de 34,9% no valor das tarifas do pedágio cobrado pela concessionária Ecocataratas - Rodovia das Cataratas S/A. A concessionária administra a BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, em um trecho de 387 quilômetros e que possui cinco praças de pedágio.

Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do POD, Danilo Vendruscolo, a aprovação deste relatório pelo TCE-PR, apontando irregularidades nas tarifas na BR-277, converge com toda a mobilização do Programa, solicitando auditoria e a não-renovação dos atuais contratos por mais 24 anos. “Nesta reunião queremos esclarecer à sociedade oestina e paranaense a real situação das atuais concessões. E também quais serão os próximos passos”.

Deliberações do TCE
Uma das deliberações já apresentada pelo conselheiro do TCE-PR, Nestor Baptista, relator do processo, à assessoria do Tribunal de Contas, é que a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) passe a controlar de forma mais rigorosa o número de veículos que passa pelas cabines de pedágios ao longo da BR-277. E faça um exame de equilíbrio econômico-financeiro dos valores praticados.

A proposta desta tomada de contas é identificar os danos ao Estado e os responsáveis por eles. Para tanto, uma equipe composta por advogados, analistas, contabilistas e administradores será designada pelo TCE-PR para iniciar o processo de tomada de contas.

E sobre os futuros contratos, o TCE-PR determinou diretrizes para o acompanhamento dos contratos de concessões de rodovias no Paraná. Segundo o Baptista, será necessário criar um instrumento explicitando os direitos e deveres dos contratantes. Será obrigatório detalhar de forma mais precisa os quantitativos das obras e serviços a serem prestados pela concessionária, adotar um critério para definir o vencedor da licitação que, por meio da disputa entre os concorrentes, possibilite a redução das tarifas a serem praticadas.

Outra determinação é uma maior representatividade dos usuários na licitação e na execução do contrato, adoção de medidas para melhorar a economia do país e a saúde financeira da concessão, e principalmente, em proveito dos usuários das rodovias; e a previsão expressa do método de reequilíbrio econômico financeiro do contrato.

Movimento do Oeste
A luta do POD pela auditoria nos contratos e a não-renovação antecipada começou em janeiro, pois o alto valor das tarifas de pedágios do Paraná prejudicam a competitividade da região. Nos últimos meses, o Programa promoveu encontros com lideranças regionais, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), audiências públicas e entregas de ofícios ao Governo do Estado e à Presidência da República, destacando o posicionamento do Oeste contra a renovação dos pedágios.
Os debates promovidos pelo Oeste em Desenvolvimento já apresentaram estudos que apontavam grande diferença entre os valores das tarifas praticadas no Paraná e em outras regiões do Brasil.

João Artur Mohr, membro do conselho temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), fez uma comparação entre o modelo utilizado no Paraná – o primeiro do Brasil – com demais estradas brasileiras levando em conta o fluxo de veículos, valor da tarifa e obras realizadas.

Enquanto a média do valor aplicado por eixo nas rodovias paranaenses é de R$ 9,58 a cada 100 quilômetros, no Mato Grosso do Sul é de R$ 5,90, no contrato firmado em março de 2014. Aqui, a concessão previu apenas 32% de duplicação nas estradas enquanto as do sul-mato-grossenses exigem 98% das rodovias duplicadas em no máximo cinco anos.

O advogado Homero Marchese acredita que numa nova licitação, com base nos modelos atuais, o valor do pedágio pode reduzir de 40% a 50%. “Nos trechos do Oeste, onde se paga cerca de R$ 15 a cada 100 quilômetros, cairá para R$ 6 ou R$ 7 e o volume de obras duplicará”.

Programa Oeste em Desenvolvimento
Lançado em agosto de 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) busca promover o desenvolvimento sustentável da região por meio de um processo participativo.
Para isso, reúne mais de 60 instituições públicas e privadas de abrangência municipal ou regional, como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisas e tecnologias dos 54 municípios da região. Entre elas estão a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae, a AMOP e a FIEP.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste