Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Surfista que ficou cego aos 16 anos volta a competir: Tem que acreditar

Data: 25/01/2017



Elias "Figue" Diel começou a surfar ainda criança. Fazia isso diariamente até sofrer um acidente de carro que lhe tirou a visão, aos 16 anos. Quase 30 anos anos depois, ele decidiu voltar a participar de campeonatos sobre as ondas. "Tenho uma grande paixão desde a infância e isso ficou dentro de mim, sempre desejei muito", diz o morador de Itajaí, no Litoral Norte.

"Um dia antes do acidente eu estava participando da seletiva brasileira pro mundial ISA amador. Vinte e sete anos depois eu fui convidado para participar do campeonato mundial ISA, só que de surfe adaptado. Na vida a gente nunca pode perder a esperança. Tem que seguir em frente, tem que acreditar", diz Figue, hoje com 43 anos.

Até retornar às raízes do surfe, há dez anos, Figue buscou força e equilíbrio na ioga. "É como se eu pudesse me apoiar dentro dessa prática, acalmar minha mente, acalmar um pouco essa agitação que a gente tem, essa ansiedade".

Ele gostou tanto de meditar que virou professor de ioga. Também começou a lutar jiu-jitsu e a escalar. Foi então que o gosto pelo surfe falou mais alto.

Nas ondas mundo afora

Desde que voltou a surfar, Figue já esteve em lugares como Peru, Cabo Verde, Costa Rica, El Salvador, Indonésia e Estados Unidos, onde conquistou medalha de prata no primeiro campeonato mundial de surf adaptado, na categoria de deficientes visuais, em dezembro. Em agosto, ele deve ir para o Havaí, e em dezembro desde ano, para San Diego.

"Nesses lugares as ondas realmente entram fortes. Fica difícil acreditar que quem não enxerga vai conseguir. E ele foi lá e provou que dá", diz o o irmão do surfista, Cláudio Diel.

No mar, Figue nunca entra sozinho. Quando não é o irmão, ele sempre conta com a ajuda de um amigo. "A gente precisa estar situado na posição certa, quando a série vem eles me orientam a hora de começar a remar e pegar a onda... depois é só sentir e curtir a onda"

O irmão diz aprender com Figue todos os dias. "A lição de não desistir, de acreditar sempre, de acordar toda a manhã e fazer uma oração e agradecer por estar vivo. Essa é a lição que ele me passa todo dia".

Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste