Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Ações no Município de Terra Roxa chamam atenção para a Hanseníase

Data: 14/02/2017

Na semana que marca o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro (29), a Secretaria de Saúde de Terra Roxa promoveu diversas ações de conscientização sobre a doença, que aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Durante as atividades, as enfermeiras enfatizaram a importância da prevenção e tratamento, chamando atenção para novos e antigos desafios no enfrentamento da doença.
O Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, ficando atrás apenas da Índia, mas registrando queda progressiva nos índices do agravo. Mesmo assim, em 2015, foram notificados 28 mil novos casos, evidenciando a transmissão da doença de maneira intensa.
Em Terra Roxa, dois casos já foram registrados neste ano e estão em tratamento. A Secretaria de Saúde alerta a população para os casos que não foram diagnosticados e ressalta a realização do diagnóstico da infecção o mais cedo possível, sendo a principal estratégia contra a doença.
O QUE É?
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Os principais sintomas são: sensação de formigamento ou dormência nas extremidades, surgimento de manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao frio, calor, tato e dor, placas e caroços em qualquer local do corpo e diminuição de força.
A transmissão ocorre de uma pessoa para outra. A pessoa doente que apresenta a forma infectante (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses e espirros), podendo assim transmitir para outra pessoa.
A doença é classificada como Paucibacilar (poucos bacilos: até 5 lesões de pele) e Multibacilar (muitos bacilos: mais de 5 lesões de pele.
O tratamento é feito por poliquimioterapia (composto de medicamentos) e é disponibilizado pelo Ministério de Saúde (MS) de forma gratuita e apenas na rede pública de saúde. Dura em média de seis meses a dois anos, dependendo no nível da doença diagnosticado em cada paciente. Procurar um médico aos primeiros sinais da doença é fundamental para a indicação do melhor tratamento para cada caso.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste