Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Nomeações de Temer para a direção de Itaipu geram questionamentos

Data: 15/03/2017


As nomeações publicadas ontem pelo Presidente Michel Temer, trocando o comando da hidrelétrica binacional de Itaipu, estão gerando questionamentos.

Indicações contrariam a Lei de Responsabilidade das Estatais

Pelo menos três das cinco nomeações ferem a Lei de Responsabilidade das Estatais ou ignoram recomendação contrária do Conselho de Administração da Eletrobras.

A medida ainda representa a queda do PT do último grande órgão federal no país, pois há 14 anos, Jorge Samek era o diretor-geral brasileiro da estatal.

Apesar de as nomeações atenderem a caciques políticos do Paraná em tese não poderia haver indicações de pessoas que exercem atividades partidárias.

Em vigor desde junho do ano passado, a nova Lei das Estatais veda a nomeação para a diretoria de empresas públicas “de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Nomeado para a diretoria técnica executiva, Rubens de Camargo Penteado, indicado pelo deputado federal Rubens Bueno, integrou o diretório do PPS do Paraná até 23 de junho do ano passado.

Ramiro Wahrhaftig, que vai ocupar a diretoria de coordenação por indicação do ex-deputado federal Eduardo Sciarra , do PSD, fez parte do diretório do partido do Paraná até maio do ano passado.

As duas nomeações teriam se amparado em um parecer da Procuradoria-Geral da República de que Itaipu não se submete à Lei das Estatais.

O entendimento seria de que o tratado entre Brasil e Paraguai que rege a usina desde 1973 se sobrepõe à legislação dos dois países.

Já o Conselho de Administração da Eletrobras havia vetado duas das nomeações anunciadas por Temer diante do currículo dos então postulantes a integrar a direção de Itaipu.

Além do próprio Rubens de Camargo Penteado, também tinha sido reprovado o nome de Marcos Vitório Stamm, que vai chefiar a diretoria financeira executiva e foi sugerido pelo deputado federal Sérgio Souza, do PMDB.

Apesar de não haver uma obrigação formal de que o conselho aprovasse as nomeações, o grupo havia recomendado que esses dois nomes não fossem confirmados nos respectivos cargos pois não teriam currículo compatível com as vagas.

As outras duas mudanças no comando de Itaipu envolvem, entre elas, a chefia geral da usina.

Atual diretor-presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna foi indicado pelo governador Beto Richa e será o diretor-geral brasileiro da hidrelétrica substituindo a Jorge Samek, que ocupava o posto desde 2003 por escolha do então presidente Lula.

Já a diretoria administrativa ficará a cargo de Marcos Antonio Baumgärtner, funcionário de carreira da usina, indicado para o cargo pelo 1.º secretário da Câmara dos Deputados, Fernando Giacobo, do PR.


O único diretor que foi nomeado ainda na gestão do PT e permanecerá na função é Cezar Eduardo Ziliotto.

Ele continuará à frente da diretoria jurídica por indicação do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Jr. , do PSD.

A intenção inicial do Palácio do Planalto era nomear para a vaga a advogada Marilice Perazzoli Collin, cujo nome havia sido sugerido pelo deputado federal Fernando Francischini , do SD.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste