Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Copel alerta para cuidados com a rede elétrica na área rural

Data: 17/03/2017





Neste período de colheita no campo, com previsão de safra recorde de grãos no Paraná, a Copel faz um alerta aos produtores rurais sobre os cuidados com a rede elétrica em áreas de cultivo. As dimensões do maquinário utilizado na colheita aumentam o risco de um contato acidental com os fios de energia, o que pode resultar em acidentes graves.

As atividades agropecuárias concentram boa parte dos acidentes com choque elétrico comunicados à Copel, atrás apenas da construção civil. Em 2016, houve situações ligadas à operação de maquinário alto, colheita de fruta, poda de árvore, cerca elétrica e envolvendo o cabo de aço que auxilia na sustentação dos postes, por exemplo.

ANÁLISE - De acordo com o gerente de Segurança no Trabalho da Copel, João Alberto Kucek Junior, é imprescindível que o trabalhador mantenha sua atenção não apenas na atividade que está realizando, mas também nos riscos do ambiente. “O ideal é que, antes de desempenhar qualquer atividade, a pessoa analise quais são as situações que podem trazer algum tipo de risco”, explica.

EQUIPAMENTOS - Colheitadeiras e outras máquinas de grande porte jamais devem ser estacionadas sob os fios da rede elétrica, por exemplo. No caso dos pulverizadores, as hastes devem ser abaixadas ao passar sob a rede.

Outra atitude importante é desviar o trator e outros veículos dos fios de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos metálicos arrebentam, o poste pode ceder, deixando os cabos elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico.

CERCAS - Quanto às cercas presentes na propriedade, a recomendação é seccioná-la e aterrá-la em toda a sua extensão. Para cercas eletrificadas, é essencial que o equipamento utilizado seja próprio para esta finalidade, e que elas sejam sinalizadas a cada cem metros de distância. A instalação de antenas e a poda de árvore são situações que também exigem cuidado; caso haja rede elétrica próxima do local de realização do serviço, a Copel deve ser chamada.

Por fim, é importante lembrar que, caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, evitando assim um possível choque elétrico. Neste caso, deve-se chamar a Copel, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor.

SAFRA RECORDE - Segundo as estatísticas do IBGE, a estimativa para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2017 é 21,8% superior à obtida em 2016. No Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento prevê um aumento de 16% na safra de grãos no verão, incluindo o volume inédito de 19 milhões de toneladas de soja colhidos no Estado.

Em toda a sua área de concessão, a Copel atende cerca de 370 mil propriedades e domicílios rurais. O contato com a empresa pode ser feito pelo telefone gratuito 0800 51 00 116, pelo site www.copel.com ou ainda pelo aplicativo Copel Mobile.


Fonte: Portal Nova Santa rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste