Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Frigoríficos do Paraná entram na Justiça e podem não fazer recall de produtos

Data: 28/03/2017




Transmeat e Souza Ramos disseram que entraram com pedido na Justiça e aguardam decisão. Governo diz que empresas podem ser multadas.

frigoríficos Transmeat e Souza Ramos, investigados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, informaram nesta segunda-feira (27) que não estão cumprindo, por enquanto, o recall de produtos determinado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). As empresas disseram que entraram com pedidos na Justiça para tratar sobre o tema e que aguardam decisão judicial.

Além desses dois frigoríficos, a Senacon também determinou a retirada de produtos do frigorífico Peccin, que foram produzidos nas plantas de Curitiba, no Paraná, e de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. A empresa, porém, não quis se manifestar.

A Senacon informou que, encquanto os pedidos das empresas não for julgado, elas são obrigadas a recolher os produtos. Caso as empresas não retirem os produtos, da forma como foi determinado, elas podem ser multadas em até R$ 9 milhões, mesmo enquanto A multa, segundo a secretaria, está prevista no Código de Defesa do Consumidor.

A retirada dos produtos foi definida após uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), às unidades investigadas na Operação Carne Fraca. Segundo a secretaria, a Transmeat, a Souza Ramos e a unidade de Jaraguá do Sul da Peccin não têm controle dos processos relacionados à rastreabilidade dos produtos.

Já na unidade de Curitiba da Peccin, há suspeita de risco à saúde pública ou adulteração de produtos.

Entenda o recall

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, determinou nesta segunda-feira que também sejam retiradas do mercado as carnes produzidas pelo frigorífico Peccin em Jaraguá do Sul (SC), com número do SIF 825.

Este é o quarto frigorífico investigado pela Operação Carne Fraca cujas carnes terão que passar pelo chamado recall, e o segundo da Peccin.

Na sexta (24), a Senacon já havia determinado que fossem retirados dos supermercados as carnes produzidas nos frigorificos da Peccin de Curitiba (PR), SIF 2155; Souza Ramos, em Colombo (PR), SIF 4040 e Transmeat em Balsa Nova (PR), SIF 2155.

Os consumidores poderão devolver aos supermercados as carnes desses frigoríficos. A devolução deve ser feita no supermercado onde o produto foi comprado, O consumidor será reembolsado.

No caso deste quarto frigorífico, da Peccin, a Senacon informou que o recall será necessário porque uma auditoria do Ministério da Agricultura constatou que a empresa "não detém controle de matéria-prima, formulação e rastreabilidade de seus produtos."

O recall é de responsabilidade dos frigoríficos, disse a Senacon. Entre as medidas que eles deverão tomar está a divulgação de informações, como a identificação das carnes que deverão ser devolvidas, em anúncios na tv, rádio e jornais.

Em entrevista nesta segunda, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o ministério recolheu 174 amostras dos 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca e que, até agora, nenhum laudo constatou risco para os consumidores.

"Temos 12 laudos que já temos confirmação e, desses 12, nenhum apresenta qualquer perigo ao consumo humano", disse o ministro Blairo Maggi em coletiva de imprensa.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste