Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Secretaria de Saúde realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Data: 29/03/2017



Na última sexta-feira (24) foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma das doenças mais antigas da história. Em alusão a está data durante este mês foram realizadas várias atividades nos Postos de Saúde do município de Palotina as quais tiveram como objetivo orientar a população quanto aos sinais e sintomas da doença bem como o diagnóstico precoce da mesma. Além disso, a Equipe da Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Coordenação da Atenção Básica realizou um treinamento para Agentes Comunitários de Saúde sobre o tema.

O que você deve saber sobre Tuberculose:

- É uma doença transmitida através de gotículas de saliva quando uma pessoa doente e que ainda não esteja em tratamento tosse, espira ou fala, podendo acometer principalmente a região pulmonar e com menos frequência rins, gânglios, ossos, meninges e coluna vertebral.

- No ano de 2016 foram diagnosticados, tratados e acompanhados pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Farmácia Municipal 06 pacientes portadores de Tuberculose.

- Estima-se que 5% das pessoas infectadas desenvolvem a doença, dentre elas, algumas são mais susceptíveis, ou seja, portadores de diabetes mellitus, do vírus HIV, e de doenças renais crônicas, pacientes que fazem tratamento prolongado com corticóides e pessoas com desnutrição, usuários de álcool e drogas.

- Os sintomas mais comuns da tuberculose pulmonar são: tosse persistente, secreção de aspecto amarelado ou com raias de sangue, febre leve e vespertina, além de emagrecimento, fraqueza, perda de apetite e suor excessivo à noite.

- O diagnóstico da tuberculose pulmonar é realizado através dos sinais e sintomas relatados pelo paciente, o exame clinico realizado pelo médico, Raio x de tórax e o exame do escarro que deve ser coletado de preferência pela manhã com o paciente em jejum.

- Na maioria dos casos, o tratamento dura seis meses e os medicamentos são fornecidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde.

- A prevenção das formas graves de tuberculose se faz através da administração da vacina BCG ao recém-nascido.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste