Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Presidente cede à pressão popular e desiste de reeleição no Paraguai

Data: 18/04/2017





O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, desistiu de se candidatar à reeleição, a qual promovia com uma reforma constitucional que gerou tensão política e social no país. Com isso, Cartes tenta aplacar a tensão política e social gerada por essa iniciativa.


Em um comunicado, Cartes garantiu que não se apresentará, "sob circunstância alguma", às próximas eleições gerais de abril de 2018. No final de março, a tentativa de restabelecer a reeleição deflagrou violentos protestos que deixaram um morto, pelo menos 100 feridos e vários detidos.

O anúncio foi feito antes da chegada, nesta terça, de um enviado do presidente americano, Donald Trump, e, na quinta, do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro. Segundo analistas, este último pretende interceder para retomar a institucionalidade no Paraguai.

No início de abril, tanto a OEA quanto a embaixada de Washington fizeram um apelo ao diálogo e pediram que qualquer mudança sobre a reeleição seja feita conforme a Constituição em vigor. A Carta Magna atual proíbe a reeleição consecutiva e alternada.

A tentativa de Horacio Cartes e de seu rival de centro esquerda, o ex-presidente Fernando Lugo (2008-2012, destituído após sofrer um processo de impeachment relâmpago), de restabelecer a reeleição provocou a invasão e o incêndio do prédio do Congresso em 31 de março passado. O episódio terminou na morte por parte da Polícia de um ativista do Partido Liberal, de oposição.

Em suas contas no Facebook e no Twitter, Cartes disse que comunicou ao arcebispo de Assunção, monsenhor Edmundo Valenzuela, nesta segunda, que decidiu não lançar sua candidatura no ano que vem. "Tomei a decisão de não me apresentar, sob circunstância alguma, como candidato a presidente da República, para o período constitucional 2018-2023", declarou.

"Espero que esse gesto de renúncia sirva para o aprofundamento do diálogo dirigido ao fortalecimento institucional da República, em harmônica convivência entre os paraguaios", expressou o governante.

O monsenhor Valenzuela atuou como moderador na busca de diálogo, que não contou com a participação da oposição majoritária.

Na terça, o subsecretário de Estado para Assuntos Hemisféricos dos Estados Unidos, Francisco Palmieri, deve se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Velázquez. É nesta Casa que está um projeto de emenda para restabelecer a reeleição, proibida pela Constituição em vigor desde 1992.

Naquele ano, uma Assembleia Constituinte resolveu proibir a reeleição presidencial para blindar o país das ditaduras, após o regime linha dura de 35 anos do general Alfredo Stroessner (1954-1989).

A oposição alega que a reeleição pode ser resolvida apenas por outra Assembleia Constituinte, e não por meio da aprovação de uma emenda por parte do Congresso.



Com informações: UOL



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste