Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Lula preso? 60 mil nas ruas? Mitos e verdades sobre o depoimento do petista em Curitiba

Data: 25/04/2017



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode sair preso do depoimento ao juiz federal Sergio Moro, no próximo dia 3? Haverá mesmo 60 mil pessoas, nas ruas, defendendo o político? Como será o esquema de segurança? O Exército participará dele? Haverá bloqueio de ruas?

A Gazeta do Povo buscou respostas a essas perguntas. Confira o que deve acontecer.

Lula pode ser preso logo após o depoimento?

É pouquíssimo provável. Por quê? O depoimento do réu -- Lula, nesse caso -- é uma fase do processo criminal. Após ouvir o ex-presidente, Sergio Moro deverá aguardar as alegações finais da acusação -- o Ministério Público Federal -- e dos advogados de defesa de todos os réus antes de proferir sua sentença.

Mesmo assim, Lula não deverá ir para a cadeia, num primeiro momento, mesmo se condenado por Sergio Moro. Em decisão tomada no final de 2016, o Supremo Tribunal Federal confirmou que a pena deve ser cumprida se houver condenação em tribunal de segunda instância.

Falando em hipótese, se Lula for condenado por Moro, a pena terá que ser confirmada pelo plenário do Tribunal Regional Federal da 4.a Região, em Porto Alegre, para que passe a ser cumprida.

A situação de Lula é diferente da de outros réus da Lava Jato que já estão na cadeia -- o deputado federal cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o empreiteiro Marcelo Odebrecht, por exemplo. Os dois haviam tido pedidos de prisão preventiva, feitos pelo MPF, acatados por Moro. Assim, seguem encarcerados após as sentenças do juiz de primeira instância e já passam a cumprir a pena, mesmo antes do julgamento dos recursos no TRF4.

Até agora, o MPF não pediu a prisão -- temporária, com validade definida, ou preventiva -- de Lula. Habitualmente, esses pedidos são feitos quando são deflagradas as fases da operação (39, até agora). Única exceção: Eduardo Cunha, que teve pedido de prisão acatado por Moro logo após ter o mandato cassado, em outubro passado.

Os procuradores da Lava Jato alegaram, à época, que a liberdade do deputado recém-cassado representava risco à instrução do processo, à ordem pública e que também havia a possibilidade concreta de ele fugir do país por manter dinheiro oculto no exterior e ter dupla nacionalidade (Cunha é cidadão italiano, além de brasileiro). Nenhuma das suspeitas, ao menos por ora, pesa contra Lula.

Quanta gente virá?

Não se sabe. Mas possivelmente muita.

A Polícia Federal e a Secretaria Estadual da Segurança Pública estimam que até 100 mil pessoas podem vir a Curitiba para manifestar apoio ao ex-presidente Lula -- ou ao juiz Sergio Moro. Um esquema especial está sendo montado para recebê-las.

Dito de outra forma, isso quer dizer que as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil trabalham num esquema de segurança preparado para lidar com 100 mil manifestantes -- o equivalente a algo como 5% da população de Curitiba. O plano foi apresentado, na última quinta-feira (20), ao prefeito Rafael Greca (PMN). Ao menos por ora, nem PF nem PM dão detalhes sobre ele.

Se é que servem de parâmetro para isso, as duas páginas no Facebook com eventos em apoio a Lula, no próximo dia 3, não chegam a reunir (juntas) 10 mil presenças. Outras, que declaram apoio a Moro no “embate” contra o ex-presidente, ainda menos.

O Exército estará nas ruas?

Não. A não ser que o governo do estado peça ajuda.

O Exército ou a Força Nacional de Segurança -- subordinada ao Ministério da Justiça -- só agem caso haja solicitação dos governos estaduais, que são os responsáveis, segundo a Constituição, pela segurança pública.

Até agora, ninguém pediu ao Exército que participe do esquema em elaboração para o dia 3 de maio. “Não houve nenhuma solicitação da participação do Exército em segurança pública”, responde o tenente-coronel Everton Navarro, da 5a. Divisão de Exército, ao ser perguntado a respeito.

Também não há qualquer fundamento para boatos -- espalhados via redes sociais -- de que haveria contingentes do Exército se encaminhando a Curitiba por conta do depoimento de Lula. “Não há qualquer mobilização de tropas com relação a esse evento”, diz Navarro.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública, a quem cabe pedir auxílio ao governo federal, diz que só irá fornecer informações sobre o esquema montado para o depoimento do ex-presidente a partir de quinta-feira (27).

Ruas serão fechadas? A segurança é “padrão Fifa”?

É provável. Mas ainda não há detalhes.

À Gazeta do Povo, a prefeitura confirmou que das medidas que fazem parte da estratégia de segurança para o próximo dia 3 consta o isolamento de um perímetro de até 400 metros a partir da sede da Justiça Federal, no início da avenida Anita Garibaldi, no Ahú.

Como isso será feito, ainda não se sabe. Também não é possível dizer como afetará o dia de moradores e trabalhadores da região, ou se haverá algum esquema de cadastramento prévio, nos moldes do que ocorreu nas redondezas da Arena da Baixada durante a Copa do Mundo.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública, a quem compete definir tudo isso, só irá se manifestar a respeito a partir da próxima quinta-feira.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste