Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Tratado de Itaipu completa 44 anos hoje

Data: 26/04/2017




Revisão do tratado está marcada para 2023
Assinado em 26 de abril de 1973, o Tratado de Itaipu completa hoje 44 anos e é uma peça jurídica sem paralelo no mundo, que possibilitou a implantação de um empreendimento que, uma década mais tarde, se tornaria a maior usina hidrelétrica do mundo, título que manteve por quase três décadas.

Ano passado Itaipu chegou à excepcional produção de mais de 103 milhões de megawatts-hora, o maior volume de energia já produzido por uma usina em todo o mundo.

O Tratado de Itaipu, assinado pelos então presidentes Alfredo Stroessner, do Paraguai, e Emílio Garrastazu Médici, do Brasil, previa a criação da Itaipu Binacional, com sede em Brasília e Assunção.

Seu capital seria de 100 milhões de dólares e a energia produzida seria dividida igualitariamente entre os dois países.

O Anexo C do Tratado define as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade.

Está prevista para 2023 a revisão desse anexo, que define, entre outros, os valores da cessão de energia por parte do Paraguai e dos royalties, indenização paga pela exploração do Rio Paraná para a geração de energia.

Até lá, a dívida contraída para a construção da usina estará 100% paga.

Conforme o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Vianna, o tema será tratado com profunda cooperação e total integração com os parceiros paraguaios, por quem há um enorme respeito na parceria Brasil/Paraguai, um exemplo da boa relação internacional, de uma integração respeitosa e extremamente bem-sucedida.

A escolha do local onde seria construída a usina foi técnica, mas conseguiu solucionar também uma questão diplomática entre o Brasil e o Paraguai, em torno de uma área na região de Sete Quedas.

A formação do reservatório resolveu o litígio e diluiu as tensões, principalmente depois que se verificou o grande potencial hidrelétrico do Rio Paraná.

O projeto de Itaipu previa 12.600 MW, com 18 unidades geradoras e em 2006 e 2007, a usina ganhou mais duas unidades e sua capacidade aumentou para 14 mil MW.

Em fevereiro de 2023, Itaipu entrará numa nova fase, pois com a quitação das dívidas feitas para a sua construção, incluindo juros e amortizações, a usina poderá ter um menor custo para produção de energia.

O projeto, estima-se, valerá então cerca de 60 bilhões de dólares, um patrimônio compartilhado igualmente entre o Brasil e o Paraguai.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste