Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Aprovado projeto para acabar com a “letra de médico” nas receitas e atestados

Data: 26/04/2017


A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprovou nesta semana, em definitivo, o projeto de lei de autoria do vereador Arion Nasihgil, o qual dispõe da obrigatoriedade de que todas as receitas, atestados e encaminhamentos resultantes dos atendimentos à população pelo sistema público de saúde rondonense devem ser digitados e impressos, acabando com a polêmica “letra de médico”.

Isso evitará equívocos na interpretação da receita médica

Para redigir o projeto de lei, o vereador se embasou em estudo recente da Universidade de São Paulo, que revelou que 24% dos pacientes não compreendem os documentos emitidos pelos médicos e dentistas, em especial receituários de medicamentos.

Outro estudo da mesma instituição demonstrou que 10% das receitas médicas contêm algum erro, sendo equívocos de caligrafia os mais comuns.

Isso, em muitas oportunidades, gera equívocos na interpretação do manuscrito, tanto por parte dos pacientes como dos profissionais de saúde, especialmente farmacêuticos.

Conforme a lei aprovada na Câmara – e que agora aguarda a sanção do prefeito –, as receitas, atestados e encaminhamentos médicos e odontológicos deverão ser digitados em computador e impressos em papel timbrado fornecido pela municipalidade, além de assinados e carimbados pelo responsável pela emissão.

Em casos de emergência onde não há tempo ou local apropriado para a impressão do documento, fica isenta a obrigação, com a ressalva de que o manuscrito deve ser redigido com letra legível.

O médico que descumprir a lei fica sujeito à cobrança de multa, entre outras sanções administrativas.

Qualquer cidadão poderá denunciar o médico ou dentista infrator.

De outra parte, a municipalidade terá que fornecer os equipamentos de informática necessários ao cumprimento da lei por parte dos profissionais de saúde.

Arion ressalta que determinação semelhante está prevista na Lei Federal 5.991/73, que torna obrigatória a emissão de receitas médicas com letra legível.

O Conselho Federal de Medicina também já expediu recomendação neste sentido, porém nem todos cumprem esta normativa.

O prazo para a lei entrar em vigor é de 180 dias contatos a partir da publicação no Diário Oficial, o que permite as adequações necessárias na rede pública de saúde de Marechal Cândido Rondon.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste