Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Chuvas afetaram 6,9 mil pessoas em Santa Catarina

Data: 02/06/2017



As chuvas que atingem Santa Catarina desde o último sábado (27) provocaram estragos em 72 municípios, segundo balanço da Defesa Civil divulgado no fim da tarde desta quinta (1). No total, 6.990 pessoas foram afetadas, com danos em 1.830 residências atingidas.
Entre os eventos registrados no estado estão vendaval, enxurrada, enchentes, inundação, alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores.

Foram contabilizados 802 desabrigados e 477 desalojados, que foram para a casa de amigos ou parentes.

Mais estragos

Concórdia, no Oeste, decretou situação de emergência, depois que um barranco desabou. Catorze famílias foram para casa de amigos e parentes. A área foi interditada e a situação ainda é considerada de risco, um prédio em construção numa área acima das casas ameaça cair. Técnicos da Defesa Civil Estadual devem ir à cidade por conta do risco de novos deslizamentos.

Em Lages, na Serra, moradores esperam que a água do rio baixe para voltar para casa. Entre quarta e quinta, o nível subiu. Muitos se locomovem de canoa ou a cavalo.

Impasse em barragem

No Vale, um impasse entre Defesa Civil e indígenas tem trazido dificuldades para o uso da barragem para conter as cheias.
A maior barragem do Vale do Itajaí, em José Boiteux, também usada para contenção de cheias, passou a semana de comportas abertas. O governo do estado relatou que a Defesa Civil foi impedida de acessar a sala de controle. O cacique, no entanto, nega.

Segundo a RBS TV, o acordo feito entre os índios e os governos federal e estadual é que a Defesa Civil pode entrar no local. Boa parte da área da barragem é da reserva dos Xokleng, mas um acordo foi feito em Brasília, em 2014, para permitir a utilização da barragem. Nesses dois anos e meio, nenhuma manutenção foi feita. O secretário estadual da Defesa Civil reclama que os índios estão usando da enchente pra barganhar novos benefícios.
Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, o secretário não descarta o uso de força policial para garantir o uso da barragem na contenção das águas. O Ministério Público Federal tenta intermediar o impasse.

Recém-ampliadas, as barragens de Taió e Ituporanga foram fundamentais para que as áreas inundadas não fossem ainda maiores. Em Rio do Sul, choveu 227 milímetros em quatro dias, mais do que o dobro do esperado para o mês de maio.

Com informações: Globo.com



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste