Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Richa corta recursos e cria novo impasse nas relações do governo e universidades

Data: 02/06/2017


UEM, UEL e UNIOESTE são as mais prejudicadas

O governo Beto Richa e as universidades públicas do Paraná entraram em novo conflito nesta semana, a partir do momento em que a Secretaria da Fazenda bloqueou verbas de três das principais universidades estaduais paranaenses e algumas delas já ameaçam fechar as portas pois sem esses recursos não têm como manter suas atividades.

As três universidades afetadas pelo bloqueio das verbas são a UEM, de Maringá; a UEL, de Londrina; e a Unioeste.

A UEPG e a UniCentro não entram na lista porque aceitaram se submeter a uma regra imposta pelo governo e pelo Tribunal de Contas do Estado, onde o centro da polêmica é a gestão de recursos humanos.

O Tribunal de Contas determinou no ano passado que as universidades precisam se submeter ao sistema de gestão do Executivo, o Meta4, porém as instituições se recusam porque dizem que isso acabaria com a autonomia que lhes é garantida por lei.

O governo, caso tenha controle da gestão de pessoas, poderá decidir quem tem direito a licenças; controlar quem pode ou não sair para fazer mestrado, doutorado ou outros cursos; e, em última instância, escolher o que pode e o que não pode ser pesquisado na academia.

Segundo o reitor em exercício da UEL, Ludoviko Carnasciali, trata-se de uma retaliação política às universidades que não se submeteram ao governo, uma vez que o bloqueio destes recursos afeta o andamento de todas as atividades acadêmicas, prejudicando o ensino em toda a sua extensão.

O governo do estado por sua vez emitiu uma nota dizendo que “as universidades que tiveram recursos contingenciados podem fazer a solicitação de liberação para o Grupo Orçamentário Setorial da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que encaminhará o pedido para análise da Secretaria de Estado da Fazenda”.

Segundo o governo, o contingenciamento se dá em razão de as universidades não cumprirem os prazos determinados pela Comissão de Política Salarial do Governo do Estado.

Ainda de acordo com a administração estadual, desde dezembro de 2016 está sendo realizado um trabalho em conjunto com as universidades para que a Celepar promova uma adequação no Sistema META 4, com o objetivo de atender às necessidades das universidades.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste