Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Dois hospitais de Cascavel suspendem atendimentos pelo SUS

Data: 07/06/2017





Dois hospitais de Cascavel, no oeste do Paraná, suspenderam os atendimentos de novos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quarta-feira (7). Segundo a direção do Hospital Nossa Senhora da Salete e do Jacomo Lunardelli, a decisão foi tomada após um comunicado da 10ª Regional de Saúde informando a limitação do valor máximo repassado às unidades credenciadas a R$ 817 mil por mês. Antes não havia teto.

Com a suspensão, os cerca de 10 pacientes que estavam internados no Jacomo Lunardeli foram transferidos para o Nossa Senhora da Salete, que é referência em urgência e emergência e nos atendimentos de alta complexidade, como os de ortopedia, cardiologia e transplante renal e mantém 50 leitos normais e de UTI. Por mês são cerca de 300 internamentos.

Os atendimentos particulares continuam sendo mantidos normalmente.
No total, a cidade conta com cerca de 500 leitos mantidos pelo SUS. Os dois hospitais somam 100.
Uma reunião com membros da diretoria dos dois hospitais nesta manhã deve definir os rumos da suspensão.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, como o Hospital Nossa Senhora da Salete é regerência regional em urgência e emergência, a suspensão dos atendimentos afeta diretamente o Samu e o Siate e que a rede está buscando meios de suprir a demanda.

O comunidado destaca ainda que a suspensão deveria ter sido avisada com ao menos 90 dias de antecedência, o que ocorreu apenas na terça-feira (6). Além disso, destacou, "a Sesa não pediu a redução do número de atendimentos, apenas a "adequação do hospital ao que está contratualizado com o Sistema Único de Saúde" quanto aos procedimentos eletivos, não em relação aos casos de de urgência e emergência.

Em relação aos Hospital Jacomo Lunardelli, "a Sesa aguarda que a unidade entregue a documentação necessária para o início do processo de contratualização junto ao SUS."

Leia a nota da Sesa na íntegra:

Em relação ao Hospital Nossa Senhora da Salete, a Secretaria de Estado da Saúde tem a esclarecer:
• O Hospital Nossa Senhora da Salete é referência regional de urgência e emergência e alta complexidade e a interrupção da assistência impacta principalmente no fluxo de atendimento do SAMU / SIATE da região.
• A Rede de Urgência e Emergência está buscando meios de absorver a demanda adicional provocada pela decisão do hospital.
• A legislação exige que qualquer serviço de saúde contratualizado pelo SUS deve comunicar previamente a suspensão de atendimento em prazo de, pelo menos, 90 dias da efetivação da medida. O Hospital notificou a secretaria na terça-feira (6) de sua decisão, portanto, o atendimento não pode ser paralisado.
• A Sesa não solicitou à unidade redução no número de atendimentos. Apenas foi requisitada a adequação do hospital ao que está contratualizado com o Sistema Único de Saúde, assim como acontece em todos os hospitais do Paraná.
• A adequação solicitada se refere a procedimentos eletivos, os casos de urgência e emergência encaminhados pela central de regulação devem ser atendidos, independente da cota mensal da unidade.
• Eventuais alterações na programação e contrato devem ser solicitadas ao gestor estadual, que irá avaliar a situação.
Quanto ao hospital Hospital Jacomo Lunardelli:
• A Sesa aguarda que a unidade entregue a documentação necessária para o inicio do processo de contratualização junto ao SUS.

Com informações: G1/Paraná



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste