Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Quatro toneladas de carnes nobres irregulares são apreendidas em restaurantes no Paraná

Data: 09/06/2017





A Operação "Espeto Corrido", deflagrada na quinta-feira (8) por agentes de vários órgãos públicos, resultou na apreensão de quatro toneladas de carnes nobres irregulares em churrascarias de Curitiba e Pinhais (sul do Estado) e Foz do Iguaçu (na Tríplice Fronteira, oeste do Paraná). A meta era desarticular uma quadrilha que falsificava os selos municipal e estadual de inspeção para a comercialização de carnes. No total, 13 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados simultaneamente.

As investigações foram coordenadas pela Delegacia de Estelionato de Curitiba, em uma força-tarefa com o Ministério da Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Vigilância Sanitária de Curitiba, Pinhais e Foz do Iguaçu, além da Receita Federal de Curitiba e Foz. A 6ª Subdivisão Policial (SDP) de Foz deu apoio à operação.

Em Curitiba, uma distribuidora de carnes e nove churrascarias foram vistoriadas, com diligências nos bairros Alto da Glória, Batel, Cajuru, Fanny, Santa Felicidade, Uberaba, Tarumã e Xaxim. Dos dez locais, oito tiveram apreensão de carne. Todos os produtos irregulares foram inutilizados. As churrascarias cobravam um valor que variava de R$ 68 a R$ 97 por refeição.

No município de Pinhais, Região Metropolitana da Curitiba (RMC), outra distribuidora de carnes foi inspecionada, mas sem apreensão. Na cidade de Foz do Iguaçu, oeste do Paraná, mais duas distribuidoras de carnes foram fiscalizadas.

De acordo com as investigações, as duas empresas eram as principais responsáveis pela comercialização das carnes aos estabelecimentos de Curitiba. Todas as carnes dos locais em Foz também foram apreendidas e as distribuidoras fechadas pela Receita Federal e Vigilância Sanitária.

As carnes apreendidas são bovinas, suínas e pescadas e eram comercializadas de forma irregular, pois os selos eram falsificados sem passar por inspeções sanitárias. Agora as investigações prosseguem para apurar a origem das mercadorias e saber de que forma as falsificações eram realizadas.

Os proprietários das empresas envolvidas no esquema delituoso serão indiciados pelos crimes de associação criminosa, crime contra a ordem tributária, estelionato, receptação e falsificação de selo público municipal e estadual. Se condenados, os autuados poderão pegar mais de 20 anos de prisão.

Inquérito em andamento e nova denúncia
O delegado-titular da Delegacia de Estelionato, Walace de Oliveira Brito, relata que já havia um inquérito em andamento sobre a questão e que uma nova denúncia suscitou a realização da ação conjunta com outros órgãos. “Já há indícios de fraude nos selos necessários, sem os quais a carne não pode ser comercializada, e que aponta para uma incidência criminal”, disse.

Na esfera municipal serão instaurados processos administrativos sanitários, sendo que as penalidades variam de advertência escrita a multa. Ninguém foi preso até o momento.

Vigilância Sanitária
Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária de Curitiba, Franciele Narloch, como não se pode garantir a procedência desses produtos, também não é possível assegurar que esses produtos estariam de fato possíveis de serem consumidos. “Considerando a irregularidade de um produto sem procedência, um produto com uma chancela irregular que está em processo de investigação, não é possível falar que esse produto é próprio para consumo”, disse ela.

Em Curitiba, uma distribuidora de carnes e nove churrascarias foram vistoriadas
Foto: Divulgação/Polícia Civil


A chefe de inspeção do Ministério da Agricultura Luciana de Oliveira foi a representante da Pasta na ação de quinta-feira, que deu apoio para fiscalização dos produtos nos locais vistoriados.

Com informações: SESP-PR



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste