Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Participação de idosos no mercado de trabalho cresce 42% no Paraná

Data: 30/06/2017





O número de pessoas com mais de 50 anos (que o próprio Ministério do Trabalho define como “idosos”) no mercado formal de trabalho está em alta no Paraná e cresceu aproximadamente 42% em cinco anos, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Em 2010, eles somavam 371.649 trabalhadores com carteira assinada. Em 2015, último ano com dados disponíveis, havia saltado para 526.116.

O crescimento mais expressivo se deu na faixa etária acima de 65 anos, com aumento de 75,18% no período analisado - eram 18.335 trabalhadores em 2010 e, cinco anos depois, já somavam 32.120. Já na faixa entre 50 e 64 anos, a variação foi de 39,82%, passando de 353.314 para 493.996.

Curiosamente, o número de trabalhadores com idade entre 50 e 64 anos e acima de 65 anos não só foram as faixas etárias que registraram maior crescimento nos cinco anos em análise, como também as únicas que tiveram alta na comparação de 2014 com 2015.

De acordo com Bernt Entschev, headhunter e fundador da consultoria em recursos humanos que leva o seu nome, no momento em que a economia vai mal é comum haver um aumento na participação dos mais velhos no mercado formal de trabalho. São dois os principais motivos para isso: é que se tratam de profissionais que custam menos e que costumam ser “mais dóceis”.

“As pessoas mais velhas se encaixam melhor nos regimes empresariais, com cortes de benefícios. Eles se conformam de forma mais amigável e com mais sabedoria”, aponta o presidente da De Bernt Entschev Human Capital. “Além disso, muitos já estão aposentados e querem um salário adicional. Então não importa muito se é um salário alto ou pequeno, porque de toda forma já reforça o caixa. E essas pessoas trabalham melhor sobre um sistema mais rídgido de comando.”

Ainda segundo o especialista, a grande maioria das vagas – ele estima que cerca de 95% - ocupadas por esses profissionais são com salários de menor expressão, em funções como auxiliar de caixa, vigilente de supermercado, empacotador e auxiliar de produção.

“No Paraná, segundo os dados do Rais, tivemos em 2015 um salário médio de R$ 2,5 mil. Mas essas pessoas (acima de 50 anos) entram ganhando um pouco mais de um salário mínimo e até R$ 2 mil, então são salários que, infelizmente, puxar a média salarial para baixo”, afirma Entschev, destacando que há espaço para uma absorção ainda maior desses trabalhadores, que “são um petisco bastante apreciado pelos empresários”.

Com informações: Bem Paraná



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste