Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Deputados mobilizam partidos para tentar instituir o “distritão”

Data: 18/07/2017


Intenção é facilitar a reeleição e evitar a renovação no Congresso

Deputados do PMDB, PSDB e de pelo menos oito partidos do Centrão firmaram acordo para incluir na reforma política o “distritão”, através do qual são eleitos para o Legislativo apenas os mais bem votados em cada Estado.

A medida é apontada pelos parlamentares como uma forma de assegurar a própria reeleição e, consequentemente, manter o foro privilegiado em meio ao descrédito com a classe política causado por escândalos de corrupção como os revelados pela Lava Jato.

Hoje um candidato mais votado não garante necessariamente uma cadeira na Câmara, no chamado sistema proporcional, que soma o número de votos de todos os candidatos e na legenda e a partir daí define a quantos assentos o partido terá direito.

Os mais votados dentro da sigla são eleitos e por isso, ocorre o fenômeno dos puxadores de votos, como Tiririca em São Paulo, que podem ajudar a eleger parlamentares com baixa votação.

Sem considerar esse modelo, a ideia é apresentar a emenda do “distritão” durante as discussões, em plenário, do texto do relator, deputado Vicente Cândido , a ser analisado a partir de agosto.

Esse modelo pode dificultar a renovação da Câmara e favorecer a permanência dos deputados no poder, uma vez que eles têm recall , ou seja, são conhecidos por maior parcela do eleitorado pela participação em eleições passadas, visibilidade midiática e máquina administrativa, como acesso a emendas que garantem verbas para obras em redutos eleitorais.

Como o petista sugere um sistema “transitório” para as eleições de 2018, os parlamentares já articulam o “distritão” como sistema permanente.

A proposta foi tema de debate em uma reunião na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia na semana passada onde estavam presentes parlamentares do Centrão, do PMDB, da oposição e do PT, que discorda da medida.

No encontro, os deputados debateram abertamente a eficácia do sistema para garantir que eles se mantenham nos cargos a partir das próximas eleições.

A emenda será apresentada pelo deputado Miro Teixeira e vai transformar os Estados em distritos.

O parlamentar, porém, negou que a proposta tenha a finalidade de garantir a renovação dos mandatos, o que segundo ele, quem vai decidir é o povo.

A bancada do PMDB deverá votar majoritariamente a favor desse sistema.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste