Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SE MOBILIZA PARA EVITAR EXTINÇÃO DE FÓRUM ELEITORAL EM TERRA ROXA

Data: 28/07/2017

A notícia sobre o possível fechamento do Fórum Eleitoral de Terra Roxa foi uma surpresa para as autoridades e à população local. A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê a extinção de zonas eleitorais dos interiores dos Estados que não atendam todos os parâmetros mínimos estabelecidos pela decisão.
Editada pelo Ministro Gilmar Mendes, a portaria 372, de 12 de maio de 2017, culmina no fechamento da 125ª Zona Eleitoral, localizada em Terra Roxa. A decisão do TSE determina o rezoneamento em cidades do interior, através de extinção de zonas eleitorais em municípios com menos de 17 mil eleitores.
O Fórum Eleitoral Dr. Luiz Liuiti Saruhashi foi inaugurado em agosto de 2015 no município de Terra Roxa. Com estrutura ampla e moderna, o prédio possui metragem de 241 m² e custou R$ 382.158,89. Caso seja fechado, os eleitores de Terra Roxa deverão recorrer a outro município para serviços como emissão ou regularização de título de eleitor.
Diante da situação, o prefeito Altair Donizete de Pádua está buscando apoio e unindo forças, com objetivo de impedir a decisão do TSE e buscando alguma solução para o caso. Uma alternativa é a inclusão de outros municípios na 125ª Zona Eleitoral, aumentando a quantidade de eleitores em Terra Roxa.
Para isso, o prefeito Altair foi até o município de Francisco Alves dialogar com o prefeito Alírio José Mistura. Na ocasião, o município vizinho de Terra Roxa foi convidado à ser incluso na 125ª Zona Eleitoral. O encontro também contou com a presença dos vereadores Arenildo Ipólita e Marlene Martim de Oliveira, além do ex-vereador Márcio Rogério da Silva.
O prefeito de Francisco Alves demonstrou interesse na proposta sugerida, uma vez que a Justiça Eleitoral se disponibilizou a auxiliar nos serviços, fornecendo servidores para facilitar os serviços eleitorais no município, como a revisão biométrica. No entanto, o município pertence a comarca de Iporã e, caso seja transferido para Terra Roxa, diminuirá a quantia de eleitores e colocará em xeque a Zona Eleitoral de Iporã. As autoridades devem analisar outra alternativa nos próximos dias.
Ainda na semana passada, o prefeito Altair de Pádua viajou à Curitiba e esteve no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde protolocou um ofício (nº 172/2017) evidenciando o inconformismo do município com relação à medida do TSE.
O documento assinado pelo chefe do Poder Executivo justifica a existência de aproximadamente 17.000 habitantes no município, sendo um dos maiores do sudoeste Brasileiro, com área total de 80.000 hectares e possuindo 486 quilômetros em estradas rurais.
De acordo com a manifestação encaminhada pelo prefeito ao TRE-PR, a unificação em outra zona eleitoral vai ocasionar prejuízo ao eleitor de Terra Roxa, comprometendo o acesso e a qualidade dos serviços, além de implicar no tempo de espera aos trâmites eleitorais.
Diante do inconformismo, o prefeito reivindica ao presidente do TRE-PR Dr. Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira a tomada de medidas cabíveis para evitar a extinção da 125ª Zona Eleitoral de Terra Roxa e se coloca à disposição para contribuir com a manutenção do Fórum Eleitoral no município.
O prefeito Altair de Pádua enfatiza que o acesso à justiça é um direito fundamental do eleitor, sendo que a medida e extinção da Zona Eleitoral representa retrocesso no processo democrático, além dos prejuízos aos eleitores que necessitam dos serviços.



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste