Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Mau uso da tecnologia pode levar à depressão

Data: 03/08/2017





Os brasileiros são apaixonados por tecnologia. Prova disso é que 9 em cada 10 possuem um telefone celular, segundo um estudo da Kantar Worldpanel. Porém, estar conectado o tempo todo pode trazer algumas consequências para a vida cotidiana, como, por exemplo, conflitos nos relacionamentos, e como consequência a depressão. Afinal, muitas pessoas deixam de conversar para usar o celular, o que pode gerar afastamento e perda da intimidade com familiares e amigos.

Um estudo publicado pela Brigham Young University, de Utah, nos Estados Unidos, analisou o impacto da tecnologia nos relacionamentos. Os resultados mostraram que quanto maior o uso do celular, menor a satisfação conjugal, por exemplo. Essa insatisfação também ocorre nas relações familiares e de amizades refletindo no maior risco de desenvolver depressão.

Segundo Marina Simas de Lima, psicóloga, a leitura que podemos fazer desse estudo vai muito além dos resultados. “Na verdade, quando estamos fazendo uma refeição ou até mesmo conversando sobre como foi o dia, e a pessoa ficar navegando no celular, em vez de prestar atenção e interagir conosco, podemos interpretar como uma forma de rejeição, e isso é muito tóxico para qualquer tipo de relacionamento”, explica. Esse comportamento acaba por passar a impressão de que o telefone, por exemplo, é mais importante que os assuntos apresentados pessoalmente.

Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga e especialista em terapia de casal, afirma que há ainda a possibilidade de preferir ficar no celular para evitar entrar em contato com os próprios sentimentos ou com problemas que o casal possa estar enfrentando. “Todas as alternativas podem dificultar o diálogo, diminuir a intimidade e contribuir para o aumento das inseguranças vividas nos relacionamentos. Afinal, ninguém gosta de se sentir rejeitado, muito menos pela pessoa amada”, diz a psicóloga.

Por isso, é importante ficar atento ao comportamento em relação às novas tecnologias. O uso do celular de outras plataformas é sempre bem-vindo, desde que usados de modo a harmonizar o nosso convívio no mundo real. Se as informações são essencias no dias atuais para se atualizar é importante que o bom senso no uso na tecnologia.

Etiqueta para uso do celular

1 Jamais fale alto ao conversar no celular. Ninguém precisa e quer saber o conteúdo da conversa do outro. Se estiver no local de trabalho, o cuidado deve ser redobrado.
2 Compre um fone de ouvido porque ninguém merece escutar músicas ou vídeos de particulares
3 Se sair da mesa de trabalho, leve o celular com você. Todos possuem atribuições e não tem tempo nem paciência para ouvir o aparelhinho tocar insistentemente.
4 Não fique de olho no celular do colega... É muita falta de educação e bom senso, além de irritar qualquer um!
5 Caso esteja no médico ou até mesmo na padaria, interrompa a sua conversa no celular quando for chamado. É muita indelicadeza deixar as pessoas esperando até que você termine uma ligação!
6 Quando estiver com alguém em um evento ou jantar de negócios, esqueça o seu celular e dispense total atenção à pessoa que está na sua frente. Não há nada mais desagradável que ficar conversando com alguém que a todo instante pega o seu aparelho e fica verificando as suas mensagens a cada ruído sonoro.
7 Se você trabalha com o público, permaneça com o celular desligado ou no modo silencioso a todo momento. Ali o cliente deve ter prioridade total, e se você ficar olhando o seu aparelho enquanto o atende, tenha certeza que ele não vai querer ser atendido por você novamente; isso se ele realmente quiser retornar à sua empresa, não é? Esse tipo de atitude, além de demonstrar falta de educação, denota total falta de profissionalismo e respeito.
8 Vai participar de uma reunião importante, assistir a uma peça de teatro ou ver um filme no cinema? Então entre nesses locais com o seu aparelhinho no modo silencioso e sem estar no vibracall - há toques sonoros irritantes capazes de desviar a atenção de todos!
9 Na reunião, se por um acaso estiver esperando uma ligação importante, explique à quem for presidir a reunião que você necessita deixar o celular ligado para atender a esse chamado. Se assim acontecer, saia da sala em silêncio e só responda à ligação ao sair do local em que está.
10 Não pense que possui poderes mágicos ou do além e que consegue atender o celular e se maquiar enquanto dirige. Não, não pode mesmo! Muitos estudos já foram feitos e todos eles demonstram que quando atendemos a uma ligação enquanto dirigimos, nossa atenção é dividida e a chance de causar um acidente é enorme! Não pague pra ver!
11 Silêncio, não ignore as zonas universais de silêncio, como teatro, igreja, biblioteca, velórios, etc.
12 Caixa postal, quando estiver com alguém deixe a caixa postal fazer seu trabalho.
13 Garçons, não deixe eles esperando. Quando for atendido, desligue o celular.
14 Linguagem, Preste atenção em seu vocabulário na hora em que estiver conversando.
15 Cultura, conheça as regras de cada local para o uso do celular. Elas variam de país para país.


Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste