Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Taxa de desemprego no Paraná cai para 8,9%

Data: 18/08/2017





A taxa de desocupação no Paraná estava em 8,9% no segundo trimestre de 2017, mostram dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada ontem pelo IBGE. O resultado representa uma queda em relação ao primeiro trimestre, quando a taxa estava em 10,3%.

Para Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), os dados confirmam a retomada do mercado de trabalho no Estado, que já vinha sendo verificada pelos dados de emprego formal medidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
A taxa de desocupação, segundo o IBGE, caiu em 11 das 27 unidades da federação. As maiores taxas de desemprego estão em Pernambuco (18,8%), Alagoas (17,8%), Bahia (17,5%). As menores são Santa Catarina (7,5%), Rio Grande do Sul (8,4%), e Mato Grosso (8,6%). O Paraná tem o quarto menor índice de desemprego do Brasil, empatado com Rondônia e Mato Grosso do Sul. No Brasil, a taxa média de desocupação passou de 13,7% para 13%.
Ocupadas
O número de pessoas ocupadas aumentou em 87 mil no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre. Ao todo, o Paraná tinha, 5,445 milhões de pessoas ocupadas ao final de junho. O número de pessoas desocupadas passou de 617 mil no primeiro trimestre para 533 mil no segundo, uma queda de 84 mil.
O contingente de trabalhadores por conta própria e na informalidade contribuiu em boa parte com a queda da taxa de desocupação, de acordo com Suelen Glinski dos Santos, economista do Observatório do Trabalho da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos. Proporcionalmente, o Paraná teve uma das maiores quedas na taxa de desemprego do País.

Empregados com carteira assinada em alta

O volume de empregados no setor privado sem carteira assinada teve alta de 5,8% — passando de 507 mil para 536 mil. O número de trabalhadores por conta própria cresceu 2,7% (1,264 milhão para 1,298 milhão) e o de empregados com carteira assinada aumentou 0,3% (2,173 milhões para 2,279 milhões).
Entre as atividades que se destacaram com aumento da população ocupada está a indústria, que passou de 860 mil para 902 mil, alta de 4,9%. Em seguida vem transporte, armazenagem e correio, de 275 mil para 287 mil, avanço de 4,4%; e outros serviços, de 218 mil para 234 mil (7,3%).
A massa real de rendimentos no Estado passou de R$ 11,831 bilhões para R$ 11,858 bilhões, variação de 0,2%. “Por enquanto a retomada do mercado de trabalho está quantitativa. Se mantida, teremos também reflexo na melhora da renda e na qualidade do emprego nos próximos meses”, diz Suzuki Júnior.

Com informações: Bem Paraná



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste