Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Corrente falsa no WhatsApp promete recuperar fotos do Orkut e postar no Facebook

Data: 25/08/2017





Uma falsa corrente no WhatsApp começou a circular na última sexta-feira (18). "O Orkutdesbloqueou todos perfil antigo (sic), relembre seu passado no Link http://www.orkut2017.vai.la", diz o texto, que vem sendo repassado entre grupos de brasileiros no mensageiro. O TechTudo também recebeu a mensagem que é usada para aplicar golpes naqueles que ainda sentem saudades da rede social do Google e querem recuperar as fotos do Orkut para publicar no Facebook. Neste artigo, entenda como é espalhada a farsa e evite cair nesta nova cilada virtual. O Orkut, infelizmente, não vai voltar.

Ao acessar, a vítima é redirecionada para o site 149.56.234.161/kut, cujo nome no topo da página é "Orkute Perfil Antigo". Lá, o golpista inicia uma série de perguntas e pedidos ao usuário. Independentemente das respostas, o golpe segue adiante.

A Kaspersky Lab, que detectou o golpe na noite da quinta-feira (17), explica que, embora o antivírus do celular alerte para esse tipo de ameaça, não se trata de um malware, mas de um golpe, até certo ponto, bastante comum. "O site [oferecido via link na mensagem] segue o mesmo esquema dos golpes disseminados via WhatsApp. Irá direcionar o trafego para vários outros sites, dependendo do sistema operacional do visitante. Se for um celular Android, será oferecida a instalação de algum aplicativo, num sistema de afiliados onde o golpista ganha por instalação. Pode ainda ocorrer redirecionamento para sites de serviços premium, onde será necessário informar o número do celular [assinatura de serviço pago por SMS]", explia Fabio Assolini, analista senior da empresa de segurança no Brasil.

No screenshot recebido pelo TechTudo, o internauta usava um antivírus PSafe, que foi capaz de barrar a ameaça e alertar para o site malicioso. "Esse golpe foi detectado pelo aplicativo DFNDR na sexta-feira (18) pela manhã. Até o momento, identificamos que ele teve mais de 500 mil acessos", explica Emilio Simoni, gerente de segurança da fabricante de anitivírus. O especialista, detalha como tudo ocorre.

"O golpe promete acesso ao perfil antigo do Orkut por tempo limitado. Para isso, pede que ele responda a três perguntas: “Você tinha conta no Orkut?”, “Já postou foto no Orkut?” e “Tem amigo que usava Orkut?”. Independentemente das respostas concedidas, é solicitado que o usuário compartilhe o link contendo a ameaça com 10 amigos via WhatsApp. Porém, após o compartilhamento, ele é direcionado para outra página que induz o registro a um canal do YouTube, provavelmente do próprio hacker. A armadilha conta, inclusive, com comentários de falsos usuários falando que é verdade com o intuito de enganar", completa.

Com informações: Tech Tudo



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste