Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Seminário de Avicultores da Copagril enfoca biossegurança

Data: 31/08/2017



Seminário de Avicultores da Copagril enfoca biossegurança

Com enfoque na biossegurança, a Cooperativa Agroindustrial Copagril promoveu, hoje (30), o Seminário Anual de Produtores de Aves Copagril, no Pavilhão de Eventos da Comunidade Católica, em Marechal Cândido Rondon.

Durante o evento, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, destacou aos associados a importância de todos os agentes que compõem a cadeia produtiva do sistema de integração avícola para ter biossegurança. “Todos precisam adotar esforços com consciência para podermos continuar produzindo e atuando na avicultura, pois a luta contra a salmonella e outras questões sanitárias é uma guerra constante”, expôs. A salmonella é uma bactéria considerada uma patógeno, pois gera salmonelose, uma infecção alimentar.

O presidente enfatizou que as granjas devem ser concebidas como locais exclusivos para produção de aves e não devem receber visitas externas e despropositais, para evitar o trânsito de bactérias. “A responsabilidade dos cooperados e da Copagril é conjunta em trabalhar em prol da sanidade para podermos continuar comercializando nossos produtos, tanto no mercado interno como externo. E assim, com certeza, vem o sucesso e todos ganham. É isso o que nós queremos”, enfatizou Chapla.

Palestra

Logo em seguida, o professor da USP, doutor Antonio José Piantino Ferreira, ministrou palestra para os produtores da Copagril com o tema: "Salmonella, quais são os pontos críticos na propriedade".
Conforme o palestrante, o controle de salmonella, num sistema integrado, é uma tarefa multifatorial, que envolve o controle do trânsito de pessoas, instalações avícolas, meio ambiente, manejo, aves, diagnóstico e entorno da propriedade. Ele reforçou a fala do diretor-presidente da Copagril: “Não permitir a entrada de pessoas no aviário não é falta de respeito, é responsabilidade. Vocês não estão criando frangos, vocês estão produzindo alimentos”, aconselhou aos avicultores.

Seguindo esse raciocínio, Piantino indicou que as granjas sejam concebidas como “Unidades de Produção de Alimentos”.

Na visão do pesquisador, não é possível erradicar a salmonella, mas sim reduzí-la e controlá-la. “Temos que entregar sempre um produto com risco zero de salmonella e precisamos entender que, não importa em qual ponto da cadeia ela ocorra, ao final todos fazem parte da marca Copagril”, frisou.

Durante a explanação, o professor também explanou quais os fatores predisponentes para salmonella; como ocorre a transmissão horizontal entre as aves e quais os desafios de controle da transmissão; discorrendo sobre formas de controle sanitário.

Homenagens

Em seguida, houve entrega de premiação aos produtores integrados da Copagril que tiveram destaque no período dos últimos 12 meses nas categorias: Índice de Eficiência Produtiva (IEP) e fidelização; e programa 5S.

Neste ano também foram homenageados o melhor produtor de ovos férteis do sistema de integração da Copagril e o produtor que teve o maior IEP único entre os cooperados, no período de 2016/2017.

PRODUTORES HOMENAGEADOS:

Categoria Melhores em IEP e Fidelização:

1º Lugar: Césio Alves
IEP: 390,13
Linha Sanga Mineira – Mercedes

2º Lugar: Jaime Fidler
IEP: 385,84
Linha Heidrich – Marechal Cândido Rondon

3º Lugar: Lisângela Appel Tholken
IEP: 382,80
Linha Concórdia – Marechal Cândido Rondon

Categoria Melhores no Programa 5S e Qualidade de Vida:

1º Lugar: Granja Valério Agostinho Dassoler e Vânia Dassoler
Classificação: 97,60
Linha São Francisco – Pato Bragado

2º Lugar: Granja Vilmar José Kreschinski e Ivanete L. C. Kreschinski
Classificação: 96,60
Margarida – Marechal Cândido Rondon

Honra ao Mérito:

Avicultura:
Lisângela Appel Tholken Galpão A02 - Lote 0006: Maior Pontuação Anual com total de 454,7 pontos em IEP – Índice de Eficiência Produtiva
Linha Concórdia – Marechal Cândido Rondon

Destaque em Produção de Ovos Férteis da Copagril em 2016/2017:
Vilmar Fülber: Melhor Média: 99,90
Linha São Carlos – Porto Mendes – Marechal Cândido Rondon


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste