Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Falta de chuvas confirma atraso no início do plantio da safra verão

Data: 18/09/2017


De acordo com o gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas no Paraná, Flávio Turra, as primeiras lavouras de soja plantadas no Paraná, segundo maior Estado produtor da oleaginosa do Brasil, estão tendo problemas de germinação em função do tempo seco.

O plantio de soja do Paraná deverá alcançar um recorde de 5 milhões e 400 mil hectares, 3 por cento maior na comparação com 2016/17, porém até agora são poucos os agricultores que arriscaram plantar.

No ano passado, o plantio efetivamente começou a partir do dia 20 de setembro, mas em 2017 produtores foram autorizados a plantar a partir de 10, com o fim do período do vazio sanitário, estabelecido para combater a ferrugem da soja.

Dados climáticos publicados indicam pouca chuva no Estado até pelo menos o dia 24 de setembro, com acumulados no período de menos de cinco milímetros na maioria das regiões.

No caso do milho a preocupação é menor em relação a falta de chuvas, porque o cereal é mais resistente.

Em Mato Grosso, o maior produtor de soja do Brasil, produtores aguardam o fim do vazio sanitário nesta semana para iniciar os trabalhos, mas as previsões climáticas não são melhores que no Paraná, o que pode dificultar o cultivo.

Segundo o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, Daniel Latorraca, são surpreendentemente fracas as projeções de chuvas para regiões que tradicionalmente começam o plantio precocemente, como Campo Novo do Parecis, no oeste.

Em Santa Catarina, onde o agronegócio é uma das forças que move o Estado os agricultores já iniciaram o plantio de grãos e a safra 2017/18 deve ter uma nova queda na área plantada de milho em beneficio da cultura da soja.

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola vão lançar a estimativa inicial da safra de verão apenas na próxima quarta-feira , em Florianópolis.

Segundo as informações que vêm do interior do estado, a próxima safra terá uma diminuição na área plantada de milho grão e um aumento na área destinada ao milho silagem, utilizado na alimentação de bovinos de corte e leite.

Os agricultores optaram ainda pelo cultivo de soja e feijão e as expectativas são de uma produtividade ainda maior do que na última colheita, demonstrando a incorporação de novas tecnologias no campo.


Fonte: Radio Difusora


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste