Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Trecho da rodovia onde dois morreram carbonizados já fez 30 vítimas fatais neste ano

Data: 21/09/2017



trinta pessoas morreram em acidentes em 2017 no trecho entre Curitiba e Ponta Grossa, contra 13 em todo o ano passado. Por volta das 21h30 da última quarta-feira (20), um engavetamento envolvendo um caminhão e cinco carros bloqueou totalmente o trânsito na BR-277, no sentido Curitiba-Campo Largo, em um trecho de obras, no Km 101, no bairro Orleans. Duas pessoas morreram carbonizadas e outras duas ficaram levemente feridas. A carreta levava 30 toneladas de fertilizantes na momento do acidente e o veículo foi levado ao pátio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Luis do Purunã.

Segundo a PRF, o trecho das BRs 277 e 376, que liga a capital aos Campos Gerais, no interior do Estado, teve 286 acidentes registrados somente do começo de janeiro deste ano até esta quinta-feira (21), com 225 feridos. Em 2016 inteiro, foram 471 acidentes, com 13 mortes e 304 feridos.

Além do acidente desta semana, a Tribuna do Paraná noticiou dois graves acidentes nas rodovias que conectam Curitiba a Ponta Grossa. No dia 25 de maio, um engavetamento gravíssimo no Km 124, em Balsa Nova, deixou seis mortos e três feridos. De acordo com a PRF, o motorista do caminhão que causou o acidente alegou ter ficado sem freio. Em junho, quatro pessoas morreram e quatro ficaram feridas em acidente no quilômetro 137,8 da BR-277, também em Balsa Nova. O caminhoneiro teria perdido o controle do veículo e causou um engavetamento.
Sinalização

A região do Km 101, onde foi registrado o acidente desta quarta-feira, está em obras desde março desse ano, mas a reforma só acontece na parte da noite. Em depoimento à polícia, o motorista do caminhão que causou o acidente alegou falta de sinalização e, por oferecer socorro, foi liberado em seguida.

De acordo com o delegado Vinicius Augustus de Carvalho, da Delegacia de Delitos de Trânsito, não houve prisão em flagrante, já que ele ficou no local. “Ele alega que tentou frear quando viu o trecho de obras, mas não conseguiu. Agora uma perícia será feita para apurar as causas reais. Nossa equipe foi até o local para conversar com moradores. Depois disso vamos saber se ele responde por homicídio doloso ou culposo. Até a concessionária pode ser envolvida nesse fato”, informou.

Alguns moradores da região também relataram à Tribuna falta de sinalização e imprudência dos motoristas. De acordo com a concessionária CCR Rodonorte, responsável pelo trecho, a sinalização estava feita de forma correta. “Todos os procedimentos de operação do tráfego e sinalização, em todas as rodovias cuidadas pela CCR RodoNorte, estão de acordo com o Código Nacional de Trânsito e com o que preconiza o contrato de concessão”, enfatizou a concessionária, em nota.
Regras?

Segundo a PRF e a Dedetran, não existe uma regra em relação à sinalização de obras em rodovias, mas há uma normativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que pede que a sinalização seja clara e bastante visível. Conforme o chefe da Divisão Metropolitana, Antônio Figueiredo, recentemente a PRF pediu que haja auxílio de um luminoso nas obras em trechos de serras e outros que apresentem risco. Na região do acidente, segundo o inspetor, no km 101, havia esse recurso, e a sinalização estava correta. “A PRF passou a pedir luminosos quando acha necessário. Ali na região havia luminoso, e a polícia constatou uma boa sinalização quando foi checar o acidente. A perícia agora deve ser feita e aí sim podemos ter um resultado”, explicou.

De acordo com Jorge Tiago Bastos, professor do departamento de trânsito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), há um manual brasileiro de sinalização e nele há orientações em relação a obras como, por exemplo a posição de placas, cones e luminosos. Além disso, Bastos diz que não há um manual especifico para “obras” no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Veículos leves e, principalmente, o pesados devem ter manutenção preventiva. Você pode evitar um risco pra você e pra outras pessoas que estão na via. Um caminhão com más condições apresenta risco para todos, por conta da massa e velocidade”, comentou.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste