Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Prefeito Norberto assina convênio com o Instituto das Águas

Data: 22/09/2017





O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, assinou nesta terça-feira (19) um convênio com o Instituto das Águas, a assinatura do documento ocorreu em solenidade no Palácio Iguaçu sede do Governo Estadual em Curitiba. Os convênios foram firmados por intermédio do Deputado Estadual José Carlos Schiavinato. O convênio faz parte do programa ‘Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva’ desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná. O programa além de promover a preservação do meio ambiente e se preocupar com a saúde pública, é inovador no que tange a sustentabilidade dos recicladores e a conscientização da população por meio da educação ambiental.

ETAPAS

O programa conta com três etapas, a primeira é o caminhão desenvolvido especificamente para a coleta seletiva, que veio para o município de Nova Santa Rosa em fevereiro deste ano. A segunda etapa virá por meio do convênio assinado nesta terça-feira (19) que será um kit de equipamentos para os barracões de triagem, esse kit é feito de acordo com a necessidade de cada município. O kit de equipamentos para as unidades de tratamento e valorização de materiais recicláveis é composto por uma moega de triagem, uma esteira de separação de resíduos, uma esteira de elevação de resíduos fixa, 50 carros de movimentação de big bags, 50 contentores de ráfia com alças de 500L, uma mesa de triagem de materiais, um tombador de carro de big bag, uma compactadora hidráulica vertical múltipla caixa, um carro de movimentação de fardo de múltipla caixa, uma balança eletrônica 1000 kg e rampa, e um elevador de fardos de capacidade 500 kg. Além disso, virão equipamentos para limpeza de vias públicas, como carrinho de varrição e cestos de lixo de calçadas. A terceira etapa é a educação ambiental e capacitação dos catadores. Nova Santa Rosa realizou uma parte da etapa três, que foi a capacitação de Associações de Catadores em parceria com o Programa Eco Cidadão/ Sanepar/ Provopar, tendo em breve mais uma parte da etapa três de educação ambiental e capacitação.

PROGRAMA

O Programa ‘Reciclo – Sistema Integrado de Coleta Seletiva’ é realizado por meio de convênio com as prefeituras, a primeira etapa consiste na liberação de recursos para a aquisição de um caminhão próprio para a coleta seletiva. Como contrapartida, o município se responsabiliza pela instalação dos barracões da unidade de processamento dos materiais recicláveis, motorista para o veículo de coleta e a manutenção dos equipamentos. Em outra etapa, são destinados os equipamentos para a triagem e reciclagem, conforme a necessidade de cada município. Além disso, o programa prevê também a implantação de cooperativas ou associações de catadores, onde os carrinheiros deixarão de trabalhar nas ruas para atuarem nos barracões. O sistema permite, não apenas a ampliação da produtividade, mas também o aumento da receita das famílias, uma vez que, a proposta do programa é criar grupos de economia solidária que dividam os lucros entre eles.

Com informações: Assessoria



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste