Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Falta de chuvas compromete a colheita da mandioca e preço se eleva no Estado

Data: 27/09/2017

A estiagem , que retarda o plantio da safra verão no Paraná, também tem impedido a colheita de mandioca e feito com que o preço volte ao patamar recorde registrado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro deste ano.

Na semana passada a alta foi de 7,8% em relação aos sete dias anteriores, com média nominal de 559 reais e 2 centavos por tonelada da raiz, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo.

A expectativa é que os preços permaneçam nesse patamar ao menos até março de 2018.

Com a seca, os produtores não conseguem colher o tubérculo pois além de exigir muito mais força para retirar a mandioca do solo, existe risco de quebra da raiz e consequentemente, prejuízo para o produtor.

A região de Paranavaí, no noroeste paranaense, é a maior produtora de fécula do País e concentra as indústrias do setor no Estado.

Naquela região o preço médio atingiu o maior patamar na última sexta-feira, ao bater em 614 reais e 11 centavos por tonelada, conforme o Cepea.

Para o produtor, o problema é não conseguir colocar no mercado um produto que está valorizado e que contribuiria para recuperar recursos depois da baixa de preços do ano passado.

O mercado vem de ciclos de altos e baixos desde 2013, quando a seca no Nordeste do País elevou a demanda pelo produto paranaense e, por consequência, os preços locais.

A rentabilidade maior levou ao aumento da área plantada, que derrubou o valor abaixo do custo de produção em 2015 e fez com que muitos agricultores quebrassem ou ficassem inadimplentes.

Assim, houve nova redução de 21% no espaço ocupado pela mandioca na safra 2016/17 em relação à anterior, segundo o Deral da Secretaria de Estado da Agricultura.

Na indústria, a falta de produtos e a seca dos últimos meses fizeram com que a capacidade ociosa chegasse a 80% em setembro.

O Paraná corresponde por 70% do volume de fécula produzido no País, com 42 fecularias ativas e mais 60 fabricantes de farinha de mandioca.

Os núcleos regionais mais representativos ficam em Paranavaí, Campo Mourão, Toledo e Umuarama.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste