Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Alunos e professores da UFPR lançam o Outubro Rosa para animais de companhia

Data: 02/10/2017

“Outubro Rosa” é uma campanha conhecida internacionalmente por chamar a atenção para os perigos do câncer de mama e a necessidade de exames de prevenção. Inspirado nesse projeto, os professores, acadêmicos e residentes de Oncologia Veterinária da Universidade Federal do Paraná estão lançando a campanha de Outubro Rosa para animais de companhia.

A "Campanha de prevenção e diagnóstico de câncer de mama em cães e gatos - Outubro Rosa" será focada na educação e conscientização. Os tutores de cães e gatos e clientes do Hospital Veterinário da UFPR serão abordados por acadêmicos de Medicina Veterinária sobre a campanha, e se tiverem interesse em participar, serão informados sobre a neoplasia mamária em animais de estimação e irão aprender a palpação das mamas nos mesmos. Os acadêmicos estarão na recepção do HV nos dias 09, 17 e 27 do mês de outubro, das 8 às 17 horas.

Além disso, no dia 7 de outubro, haverá uma ação no Jardim Ambiental, no Alto da XV, juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Curitiba, fornecendo as informações e esclarecimento à população interessada. Será na Rua Schiller, esquina com Rua Simão Bolívar, das 10 às 17 horas.

Um seminário voltado a acadêmicos e médicos veterinários vai abordar “Atualizações em neoplasias mamárias em cães e gatos”. As atividades serão das 8 às 12 e das 14 às 18h, tendo como palestrantes os médicos veterinários Andrigo Barboza DeNardi, Sabrina Rodigheri e Thais Casagrande. Será no Hospital Veterinário da UFPR (R. dos Funcionários, 1540). A entrada é gratuita para alunos da UFPR e custa R$ 10 para profissionais e estudantes de outras universidades. As ações são coordenadas pela professora Simone Guérios, do departamento de Medicina Veterinária da UFPR.

Saiba mais sobre a prevenção ao câncer de mama em animais de companhia

Cadelas e Gatas também podem desenvolver câncer de mama. O câncer de mama é comum em animais de companhia, podendo se desenvolver inclusive nos machos.

O que é o câncer de mama?
É um tumor maligno que se desenvolve nas glândulas mamárias. Em estágios mais avançados também pode afetar outros órgãos, principalmente os pulmões. As fêmeas com mais de sete anos de idade, que não foram castradas ou receberam anticoncepcionais, apresentam maior risco de desenvolvimento de câncer de mama. Como prevenir?- Evitar o uso de anticoncepcionais

Castração precoce:
A castração precoce (antes do primeiro cio, por volta dos cinco meses de idade) é o procedimento mais indicado na prevenção de tumores mamários. A chance de desenvolvimento da doença aumenta muito em animais castrados após o segundo cio.

Como saber se meu pet tem câncer de mama?
Assim como nas mulheres, o segredo para o tratamento eficaz é o diagnóstico precoce. Para isso é importante que o tutor fique atento aos principais sinais físicos da doença.

Sinais clínicos do câncer de mama:
- Tumores ou nódulos na região das mamas;
- Edema ou feridas na região das mamas;
- Presença de dor na região das mamas;
- Presença de secreção nas mamas;
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Alteração de comportamento, como exemplo a diminuição de atividade física.

Rotina de palpação:
Os tutores devem criar uma rotina de palpação das mamas, em seus animais de companhia. No momento em que o animal estiver relaxado em casa, o tutor deve aproveitar para investigar se há pequenos nódulos ou algo anormal na pele e nas mamas do animal.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste