Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Padre Aírton Dalazen cumpriu missão na África com trabalho evangelizador

Data: 16/10/2017



O Padre Aírton Dalazen cumpriu sua missão evangelizadora na África, e após dois anos e meio retornou a Palotina, para rever amigos e familiares. Mas o padre adiantou que pretende ficar um curto período em Palotina e após, seguir seu trabalho como Padre Palotino no Rio Grande do Sul. Padre Aírton foi pároco da Paróquia São Vicente Pallotti em 2014 e sua família reside no Distrito de São Camilo.

Em meados de 2015, Padre Aírton seguiu para a Vila de Quissico, em Moçambique, sede do Distrito de Zavala, na província de Inhambane, para realizar sua missão evangelizadora na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, tendo como bispo de Inhambane, Dom Adriano Langa. Essas localidades abrigam comunidades de Padres Palotinos. Em 1999, através da Missão de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, os Padres Palotinos Casimiro Facco e Gentil Lorenzoni e algumas Irmãs Palotinas iniciaram a missão evangelizadora na África.

O padre comentou que a experiência foi surpreendente. “Há uma grande diferença, nos costumes, na culinária, no idioma, apesar do português ser a língua oficial do País, os nativos falam outros vários idiomas e que por um período eu tive dificuldade, mas com a convivência, eu fui me acostumando”, revela o padre.

Aírton disse que a religiosidade dos africanos é grande, seguem as tradições do Cristianismo e é marcante a presença da Igreja Católica na África. “As tradições dos africanos são bem diferentes da população daqui (Palotina) e da América, mas eles (africanos) seguem a sua cultura e frequentam bastante a igreja e fazem as orações sempre unidos” destaca o padre.

Dalazen também relata que a população de Quissico, é em sua maioria, pobre e cerca de 70% é formada por jovens. “As casas são bem simples, em sua maioria cobertas por palhas”, disse. Dalazen conta que os Padres Palotinos montaram uma biblioteca com vários tipos de livros para que a população não deixe de estudar, sendo que as escolas são precárias.

Neste ano, Aírton relata que foi ordenado o primeiro Padre Palotino de Moçambique, Eusébio Francisco Gastão Mauaie e a primeira Irmã Palotina Cristina Zimbe daquela localidade. Padre Aírton presta um agradecimento às pessoas que estiveram realizando este trabalho missionário com ele, uma equipe de nove pessoas em Quissico e a todos os palotinenses que rezaram pela sua missão nestes dois anos e meio na África.

Ao retornar a Palotina, Aírton Dalazen celebrou no Santuário a missa em homenagem a Nossa Senhora da Salette, a qual se diz um devoto. “Assim como a grande maioria dos palotinenses, tenho muita devoção por Nossa Senhora da Salette, Ela é que sempre nos protege em nossa caminhada”, enalteceu o padre.



Ordenação do Padre Eusébio em Quissico
No dia 20 de agosto de 2017 foi realizada na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Quissico, a ordenação do então diácono e hoje Padre Eusébio Francisco Gastão Mauaie, ordenação feita pelo bispo da Diocese de Inhambane, Dom Adriano Langa.

O início da vida sacerdotal ocorreu em 2002, por incentivo de uma irmã Palotina indiana de nome Jacinta. A vida de Eusébio sempre foi dedicada aos serviços religiosos e de se dedicar aos mais necessitados, como prega São Vicente Pallotti.

Em Quissico, o Padre Aírton trabalhou em sua missão com os padres Leandro Aparecido Ramos, natural de Fátima do Sul (MS), vocacionado do Padre Pierre Primo, pároco de Palotina e o padre Eusébio, que já esteve em Palotina como seminarista.

Fonte: Portal Palotina


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste