Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Adapar fiscaliza granjas para renovação do credenciamento de aviários

Data: 17/10/2017



A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), escritório de Marechal Cândido Rondon, está realizando a renovação do credenciamento de aviários existentes na sua jurisdição, que abrange cinco municípios, incluindo Mercedes, Quatro Pontes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.

De acordo com o fiscal de defesa agropecuária, Loreno Egídio Taffarel, para efetivar a renovação do credenciamento para produção de aves de corte, os profissionais da Adapar vistoriam as granjas com objetivo de averiguar se a estrutura e o manejo da propriedade atendem às regras da Instrução Normativa IN n º08 de 17/02/2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante a fiscalização obrigatória nas propriedades rurais, os fiscais aplicam os critérios definidos pela Legislação. “Os critérios de avaliação das unidades produtoras de aves são iguais para todos os produtores e integradoras”, enfatiza Taffarel.

Critérios

Na vistoria, a Adapar faz a verificação do cadastro no serviço veterinário estadual, de médico veterinário responsável, da planta de localização e memorial descritivo, bem como análise microbiológica da água.

Conforme Taffarel, quanto à estrutura são conferidas as condições das instalações do aviário, incluindo a tela antipássaro (não superior a 2,54 cm) e a cerca de isolamento. “Observamos a integridade da cerca e as suas condições de vedação, altura, distanciamento de cinco metros em relação aos aviários”, detalha. Também são averiguados a instalação de porta iscas para contenção de pragas e o funcionamento do arco de desinfecção de veículos, visando conferir se ele tem a vazão necessária para que haja efetividade na sua função.

Manejo

Em relação ao manejo, os fiscais da Adapar conferem a prática de vazio sanitário entre os lotes, o uso de material de limpeza adequado, a correta utilização da composteira, bem como o correto preenchimento dos formulários de registro de controle, que são três: controle de limpeza, de visitantes e de ocorrência de pragas (veja matéria a seguir).

Segundo Taffarel, quando é constatada alguma inconformidade durante a fiscalização, a Adapar concede prazo de 30 dias para o avicultor fazer a adequação e comprová-la junto ao órgão, visando efetivar a renovação do credenciamento. Caso o produtor não o faça nesse prazo, fica impedido de alojar.

Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste