Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Após fim da estiagem, área plantada de soja chega a 66% no Paraná

Data: 27/10/2017





Após o término da estiagem no fim de setembro, a área plantada de soja no Paraná chegou a 66% dos 5,4 milhões de hectares previstos, conforme relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgado na quinta-feira (26).

O plantio está liberado no estado desde 11 de setembro, mas, devido ao clima seco, o solo não estava bom para ser semeado, explica Marcelo Garrido Moreira, economista do Deral.

"Apesar desse pequeno contratempo nos primeiros 20 dias, com o retorno das chuvas os produtores conseguiram compensar o atraso", afirma.

No mesmo período do ano passado, 60% da área prevista para a oleaginosa estava plantada. O plantio da safra anterior começou mais tarde – em 20 de setembro.

Com o baixo preço do milho, muitos produtores optaram por plantar soja. Segundo o economista, isso explica o aumento de 3% na área total que deve ser plantada da oleaginosa. A expectativa de produção, no entanto, teve redução de 1% e deve chegar a 19,5 milhões de toneladas de soja, conforme o Deral.

"Não é uma quebra de safra. O ano passado foi positivamente atípico, choveu na hora que precisou e parou quando tinha que parar", avalia.

De acordo com Moreira, a expectativa de produção neste ano é uma confirmação que esse é o patamar normal de produtividade no estado. "É uma grande safra 19,5 milhões de toneladas", destaca o economista.

Ele conta ainda que o maior volume de plantio no estado ocorre nos meses de outubro e novembro, embora seja permitido fazer até 31 de dezembro.

"A gente tem previsão de clima mais seco em novembro. Nada que preocupe. Talvez ocorra algo pontualmente em alguma região, mas não deve mexer muito nos números", diz Moreira.


Fonte: Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste