Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Justiça autoriza porte de arma para advogado no MT

Data: 22/11/2017

m advogado conseguiu autorização para portar arma de fogo após provar na Justiça a necessidade de se defender de uma pessoa de “alta periculosidade” - um homem condenado ao regime semi-aberto pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas - cujas ofensas deram origem a uma ação penal. A decisão é da juíza Vanessa Curti Perenha Gasques, da 2ª Vara Federal de Mato Grosso, e reverte parecer da Polícia Federal para o caso. A arma em questão é um pistola, calibre .380, da marca Taurus.

Antes de recorrer à Justiça, o advogado teve seu pedido de porte de arma negado pela Polícia Federal do MT. A Superintendência da Polícia Federal entendeu que não era possível provar a efetiva necessidade do artefato. “Não nos parece razoável o temor manifestado pelo requerente no sentido de ser alvo de ação de delinquentes com os quais tenha mantido contato. Este é o ofício do advogado, e no mais das vezes este é o tipo de contato que lhe será apresentado, cabendo a ele a gestão de sua vida profissionale ao Estado lhe prestar a segurança pública cabível”. A Superintendência da PF afirmou ainda que caso lhe fosse deferido o pedido “todos os advogados que lidam com as mazelas sociais deveriam ser alcançados por tal benefício”.

O advogado, então, recorreu à Justiça. Em sua sentença, a juíza concordou com o fato de que a profissão de advogado não se enquadra como atividade de risco. Por outro lado, ao avaliar os autos da ação penal na qual o advogado e o condenado ao regime semi-aberto estão envolvidos, atestou a existência de um alto risco à integridade física. Para isso, ela considerou “a séria ameaça que [o advogado] sofreu por parte de indivíduo já condenado por graves crimes, o qual também reside na cidade onde mora e desempenha a sua atividade profissional, a justificar a situação excepcional do pedido de autorização de porte de arma”.

Por isso, a juíza concluiu que a insegurança sofrida pelo advogado não é a mesma que as outras pessoas do país e, por isso, seria legítimo o pedido de porte de arma de fogo. Na sentença, ela afirma ainda que a Polícia Federal lesou a lei ao não identificar um caso de real necessidade diante de “robustas provas documentais”, já que esse caso estaria claramente enquadrado no artigo 10º do Estatuto do Desarmamento.

*** O que está escrito na lei:

Estatuto do Desarmamento:

Art. 6º É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo para os casos previstos em legislação (...)

Art. 10 A autorização para o porte de arma de fogo de uso permitido, em todo o território nacional, é de competência da Polícia Federal e somente será concedida após autorização do Sinarm.

§ 1º A autorização prevista neste artigo poderá ser concedida com eficácia temporária e territorial limitada, nos termos de atos regulamentares, e dependerá de o requerente:

I – demonstrar a sua efetiva necessidade por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à sua integridade física;

II – atender às exigências previstas no art. 4o desta Lei;

III – apresentar documentação de propriedade de arma de fogo, bem como o seu devido registro no órgão competente.

§ 2º A autorização de porte de arma de fogo, prevista neste artigo, perderá automaticamente sua eficácia caso o portador dela seja detido ou abordado em estado de embriaguez ou sob efeito de substâncias químicas ou alucinógenas.

Fonte: Gazeta do Povo


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste