Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Conta de luz poderá variar por horário de consumo a partir de 2018

Data: 07/12/2017

BRASÍLIA — A conta de energia elétrica residencial e de pequenos comércio poderá variar conforme o horário de consumo a partir de 2018. Com a “tarifa branca", o custo será mais elevado durante as três horas de maior consumo de energia elétrica na região da distribuidora, em geral, fim de tarde e início da noite.

A partir do ano que vem, a todo novo consumidor de energia já será oferecida a opção da tarifa branca. Ou seja, quem for fazer a primeira ligação de eletricidade poderá ter acesso a nova modalidade de cobrança. Os detalhes da tarifa branca foram apresentados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

A opção de aderir à tarifa branca será disponibilizada aos poucos para os consumidores já conectados na rede, de acordo com sua média de consumo mensal. Os primeiros a receber a permissão para migrar para a tarifa branca serão aqueles que costumam consumir muita energia.

Para quem consome, por mês, acima de 500 quilowatts-hora (kWh), poderá migrar no início de 2018. Esse primeiro grupo atinge 5% do total de consumidores residenciais. Para os consumidores acima de 250 kWh, o prazo será a partir de 2019, e para abaixo disso, será em 2020.

O consumo médio do brasileiro é de 160 KWh. O consumo mensal é impresso na conta de luz enviada pela distribuidora. A medida não é válida para quem é incluído na tarifa social de energia.

A lógica para adoção da tarifa branca é que o sistema de energia elétrica é mais congestionado nos horários de pico, por isso o custo real da eletricidade naqueles momentos é mais elevado do que quando há menor consumo.

A tarifa branca tem como ponto positivo o fato de o consumidor ter a possibilidade de saber qual é a pior e a melhor hora para gastar mais energia, disse o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite. Um exemplo é que o consumidor poderá escolher quando é mais vantajoso lavar e passar roupas ou ligar o ar-condicionado.

— Tem que ter cuidado ao escolher a tarifa branca. O consumidor tem que fazer uma série de análises para saber se é vantajoso ou não. Quem puder remanejar o consumo para fora da hora de pico, terá vantagem. Tem que fazer as contas e analisar direitinho para não se arrepender depois — disse Leite.

Nos dias úteis, o valor da tarifa branca vai variar de acordo com três horários, chamados de postos tarifários: ponta, intermediário e fora de ponta. A tarifa de energia será maior do que a tarifa convencional nos horários de “ponta” e “intermediário” e menor nos horários fora de ponta.

Horários de “ponta” são as três horas de maior consumo de energia de cada distribuidora (geralmente, no fim da tarde e início da noite); “intermediários” referem-se ao período de uma hora anterior e posterior ao horário de ponta; e “fora de ponta” são todos os outros demais horários.

Esses horários variam para cada distribuidoras. No caso da Light e da Eletropaulo, o horário de pico vai das 17h30 até as 20h30. As diferenças de preços por horário não foram informados pela Abradee.

ADESÃO

É importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo e a relação entre a tarifa branca e a convencional, que varia segundo a distribuidora. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta e quanto maior for a diferença entre essas duas tarifas, maiores são os benefícios da tarifa branca.

A tarifa branca não é recomendada se o consumo for maior nos períodos de ponta e intermediário e não houver possibilidade de transferência do uso dessa energia elétrica para o período fora de ponta. Além disso, se o consumo for uniforme ao longo do dia, não vale a pena aderir ao novo modelo.

Após fazer toda a avaliação necessária sobre o consumo de energia e os horários em que há mais gente em casa, e ter constatado que vale a pena apostar na tarifa branca, o consumidor poderá fazer a requisição de mudança junto à distribuidora.

Após a solicitação, a empresa terá até 30 dias para efetuar a instalação do novo medidor de energia, que deve ser capaz de medir o consumo nos diferentes horários. A distribuidora será responsável pela aquisição e instalação do medidor, sem custo algum para o consumidor.

Caso queira voltar atrás, o consumidor poderá solicitar o retorno à tarifa convencional a qualquer momento. O prazo para a mudança também será de 30 dias.

CONSUMO POR HORÁRIO

Quando receber a conta de luz, deverá estar clara a informação de quanto foi consumido e o valor cobrado por cada kWh em cada um dos três horários. A diferença entre a tarifa convencional e a tarifa cobrada quando o consumidor optar pela tarifa branca também vai variar de acordo com a distribuidora, mas a expectativa é que ela seja de 10% a 20% mais barata.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste