Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Comitiva de Terra Roxa participa de Audiência Pública em Brasília sobre demarcação de terras na fronteira

Data: 16/12/2017

A situação delicada envolvendo a demarcação de terras e questão indígena na região de fronteira ganhou mais um capítulo nesta semana. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizou uma Audiência Pública em Brasília na quinta-feira (14).

Autoridades, lideranças, advogados e agricultores de Terra Roxa, Guaíra e do Mato Grosso do Sul foram até a capital federal para participar do debate, que foi requerido pelo deputado federal e presidente da Comissão de Agricultura Sérgio Souza, após receber denúncias a respeito de invasões irregulares na região de fronteira.

A audiência na Câmara dos Deputados contou com a participação de parlamentares, representantes dos produtores rurais e prefeitos de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua e Guaíra, Heraldo Trento, com objetivo de discutir soluções que preservem o direito à propriedade privada e a distribuição de terras para índios.

O deputado Sérgio Souza recebeu denúncias indicando o avanço irregular de tribos indígenas sobre terras privadas com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio). Durante o debate, o parlamentar exibiu vídeos em que funcionários da Funai são flagrados transportando índios para dentro de propriedades rurais.

O parlamentar ainda criticou o Ministério Público Federal e o Ministério da Justiça por não enviar representantes oficiais à sessão. "Nós queríamos a presença do Ministro da Justiça nesta ocasião, mas como não aconteceu fica o registro de nosso repúdio a ações como essa".

Sérgio Souza, que defende o direito à propriedade e acompanha a situação desde o início, disse que a audiência pública foi bem esclarecedora. Ele afirmou estar disposto para contribuir com a resolução desta questão o quanto antes.

O prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, acredita que os índios são vítimas de organizações que possuem interesses na demarcação de terras na região de fronteira. Ele defende a rápida regularização desta situação em consenso, sem prejudicar nenhuma das partes.

Ele também prevê que eventuais demarcações de terras indígenas trarão impacto na produção de alimentos. "Nós estamos com 20% do nosso município comprometido: vamos perder e deixar de produzir em 20% do nosso município? Ou índio tem produção? ”, indagou, lembrando que a região oeste do Paraná é uma das mais produtiva do país.

O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, também defende que a situação seja resolvida rapidamente da melhor maneira possível. "Nós não viemos aqui para criticar absolutamente ninguém e não temos preconceito com índios, que também são seres humanos e merecem ser atendidos com políticas públicas que assegurem seus direitos", afirmou.

Para o deputado federal Evandro Roman, não se trata de uma questão de demarcação indígena, mas de direito à propriedade privada. “É preciso impedir que uma ideologia oportunista, financiada por recursos e interesses internacionais, se instale na região. Vamos fazer valer o direito constitucional daqueles que produzem, geram renda e cumprem com sua função social”, disse o parlamentar, que reiterou o apoio a produtores ameaçados de invasão.






voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste