Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Tribunal suspende licitação de Santa Helena para serviços em festa do Dia da Mulher

Data: 23/03/2018

Indícios de irregularidade levaram o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a emitir medida cautelar que suspende licitação do Município de Santa Helena (Região Oeste) destinada à contratação de empresa para a realização de festividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. No valor máximo de R$ 81.254,63, o certame prevê a realização dos serviços de ornamentação e decoração; locação de cadeiras e climatizadores; limpeza; e o fornecimento de alimentos e bebidas.

A cautelar foi concedida pelo conselheiro Fernando Guimarães em 13 de março; e homologada na sessão do Tribunal Pleno realizada dois dias depois (15). O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela microempresa R. de S. Alves, em face do Pregão Presencial nº 33/2018 do Município de Santa Helena. A representante apontou a ocorrência de sete supostas irregularidades na licitação.

Ao analisar a documentação, o conselheiro do TCE-PR considerou que há restrições no certame, com o possível direcionamento dos resultados e prejuízo à competitividade. Segundo a representação, houve desrespeito ao intervalo mínimo de oito dias úteis entre a publicação do edital e a apresentação das propostas, após alteração substancial do edital.

O relator do processo afirmou que houve violação à disposição do artigo 4º, inciso V, da Lei nº 10.520/2002 (Lei do Pregão), pois o edital sofreu retificação, em 5 de março, quanto à data do evento – de 18 de março para 28 de abril –, com evidente impacto na execução do objeto. Ele lembrou que o parágrafo 4º do artigo 21 da Lei 8.666/93 determina que, nesse caso, seja reaberto o prazo para a apresentação das propostas, o que não ocorreu.

Delimitação territorial

A representante questionou a limitação à participação exclusiva de microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) sediadas no município de Santa Helena; ou, caso não existam no mínimo três concorrentes com sede na cidade, de empresas sediadas na microrregião de Toledo.

Guimarães considerou que há insegurança jurídica quanto à delimitação territorial da sede dos licitantes. Ele ressaltou que a Lei Complementar nº 123/2006 estabelece a preferência para as MEs e EPPs, mas sem restrição geográfica; e que o pregoeiro invocou o artigo 9º da Lei Municipal nº 2.386/2015 para restringir a participação de empresas sediadas no município.

A petição da representante ainda contestou a exigência de apresentação de certidão negativa de protestos, emitida por todos os cartórios existentes na Comarca de Santa Helena, e negativa de falência e concordata, expedida pelo cartório distribuidor da sede do licitante, ambas com data não superior a 30 dias da data limite para recebimento das propostas; e de alvará, para fins de habilitação ou de credenciamento.

O despacho que suspendeu a licitação destacou que essas exigências para habilitação dos interessados não estão previstas nas leis 8.666/93 e 10.520/2002; e prejudicam a competitividade do certame.

Outra exigência apontada como irregular pela representante refere-se à apresentação de proposta de preços elaborada e preenchida no site da Prefeitura de Santa Helena, inclusive com as informações de marca e preços unitários dos itens para os quais apresentar proposta de preços.

O conselheiro Guimarães afirmou que não há previsão legal para tanto; e que, como não há garantias em relação à forma de recebimento e manuseio de dados, a exigência de apresentação prévia de proposta eletrônica prejudica a competitividade da licitação, pois possibilita a ocorrência de fraudes.

Finalmente, a representação contestou a previsão de multa, no valor de 50% sobre o valor do contrato, no caso de inexecução total do objeto contratado. Guimarães frisou que, tendo em conta a natureza do objeto a ser executado, é relevante que se esclareça a proporcionalidade estabelecida entre o montante em que as penalidades foram previstas e o respectivo impacto em relação a eventuais interessados na licitação.

O Tribunal determinou citação do Município de Santa Helena, para que, no prazo de 15 dias, se pronuncie quanto à medida cautelar, comprove o seu imediato cumprimento e exerça o contraditório em face das irregularidades noticiadas.



(Rádio Educadora/TCE)



voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste