Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Indústria paranaense se recupera e movimenta R$ 93 bilhões

Data: 26/03/2018

A indústria paranaense começou a se recuperar em 2017 e fechou o ano com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 92,8 bilhões - o que representou 25,4% das somas das riquezas geradas no Estado. O setor teve o primeiro resultado positivo em desde 2014, com um avanço de 1,8% sobre 2016. Os dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).

Embora o crescimento tenha sido pequeno, o resultado é comemorado pelo setor, que vem de três anos seguidos de baixa por causa da recessão. Em 2014 o Produto Interno Bruto (PIB) da indústria paranaense despencou 7%. Em 2015 houve retração de 5,8% e em 2016 queda de 2,8%.

“A recuperação verificada no ano passado é muito importante porque se trata de um setor relevante para a economia estadual, que gera empregos de maior qualidade e é intensivo em mão de obra. O impacto social da indústria é grande”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor- presidente do Ipardes. O PIB da indústria calculado pelo Ipardes inclui o desempenho das indústrias da construção civil, extrativa e de transformação, além da produção de energia.

TRANSFORMAÇÃO - Com a desaceleração da economia, a indústria colocou o pé no freio nos investimentos, cortou produção e empregos nos últimos anos. Em 2017, no entanto, voltou a aumentar a produção e a contratar.

“O movimento foi puxado pela indústria da transformação. O segmento voltou a colocar atenção no mercado externo, o que ampliou exportações, ao mesmo tempo que se beneficiou da retomada do consumo no Brasil”, explica Suzuki.

QUASE O DOBRO - No Paraná, a produção da indústria da transformação cresceu 4,4% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um avanço de quase o dobro da brasileira, que fechou o ano com alta mais tímida, de 2,5%, na mesma base de comparação.

Das 13 áreas pesquisadas pelo IBGE, 10 tiveram aumento na produção. As maiores altas foram registradas na produção de máquinas e equipamentos e de veículos, que cresceram 33,6% e 16,4% respectivamente.

O setor de máquinas e equipamentos, especialmente na produção tratores e colheitadeiras, foi beneficiado pela boa safra agrícola. “Com a safra recorde e o bom resultado do agronegócio, o produtor, com mais dinheiro no bolso, investiu na compra de maquinário”, afirma o presidente do Ipardes.

As montadoras, por sua vez, retomaram o ritmo no chão de fábrica com a venda de automóveis principalmente para a Argentina e com a recuperação das vendas no mercado interno. Além da melhora do cenário de crédito, o lançamento de novos modelos ajudou a impulsionar a produção.

EMPREGO - O aumento da produção também fez a indústria voltar a contratar. No ano passado, o setor gerou um saldo positivo de 7.396 de empregos com carteira assinada no Estado. Foi o segundo maior saldo, só atrás do setor de serviços (7.752).

A previsão para 2018 é de consolidação da recuperação do setor, de acordo com Suzuki Júnior. “A indústria será um dos setores no Paraná que terá crescimento econômico nesse ano. Se em 2017 a safra recorde fez a agropecuária ser um dos principais motores da economia, em 2018 esse papel será da indústria e dos serviços”, diz Suzuki Júnior.

MUNICÍPIOS – Em alguns municípios do Paraná, a indústria é o principal motor da economia. Saudade do Iguaçu, na região Sudoeste, por exemplo, tem 86,4% do seu PIB atrelado ao setor industrial. A economia da cidade é fortemente influenciada pelas operações da usina de Salto Santiago, no Rio Iguaçu, que é uma das maiores do Sul do País.

Outro caso é Capitão Leônidas Marques, na região de Cascavel, que tem 74,4% da economia dependente da indústria. A cidade também é impactada pelas atividades da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu. Rio Branco do Sul, na região de Curitiba, conhecida pelos investimentos de fábricas de cimento, tem 61,7% do seu PIB proveniente da indústria.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste