Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Após 164 anos, chefia da Polícia Militar está nas mãos de uma mulher

Data: 11/04/2018

Já faz 40 anos que as primeiras mulheres ingressaram na Polícia Militar. Mas é a primeira vez, nos seus 164 anos de história, que a instituição terá uma mulher no comando. É a coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, 52 anos, que está na PM há 33 – entrou como cadete na Academia Policial Militar do Guatupê, em 1985. Mas quem é a coronel Audilene? A Tribuna do Paraná teve uma conversa com ela, no fim da tarde de terça-feira (10), cerca de 15 horas antes dela assumir a cadeira mais importante da corporação.

A história da família de Audilene é humilde. A mãe batalhou sozinha pelo sustento de cinco filhos. A coronel nasceu em Terra Roxa. Mas quando tinha de 4 para 5 anos, mudou-se para Assis Chateaubriand, onde sua mãe abriu uma olaria. Caçula, e única filha mulher, Audilene assumiu muito pequena as responsabilidades da casa, enquanto seus quatro irmãos ajudavam a mãe na fábrica de tijolos. Ainda pequena, subia em banquinhos para alcançar o fogão e a pia na cozinha. Todos elogiavam a comida. E entre uma coisa e outra, ela limpava a casa e cuidava da roupa.

Leia mais! Cansado de assaltos, empresário decide fechar loja e demitir funcionários!

Sua mãe atrasou em dois anos o estudo de um dos filhos para que, quando chegasse a idade de Audilene ir à escola, não percorresse sozinha nos quatro quilômetros entre o sítio e a escola. Todos os irmãos foram incentivados a estudar e trabalhar. Nas férias, Audilene de vez em quando ajudava na olaria. “Eu fazia trabalhos que muito homem casado e com filhos dizia que era pesado”, diz ela.

A coronel se apaixonou pela profissão militar ainda era criança, vendo dois policiais patrulharem a pé em Assis Chateaubriand. Os viu atuando em algumas situações e sentiu vontade de um dia também sendo uma policial. O irmão, Alvacir, ingressou como soldado da PM em Curitiba. Quando ele fazia curso para cabo, viu que havia vagas abertas para mulheres e ligou para a irmã. Depois de uma reunião em família, decidiram que Audilene ia a Curitiba e ficaria aos cuidados do irmão. Ela entrou para a Academia do Guatupê e começou a carreira.

A carreira
A coronel Audilene construiu boa parte da carreira em Maringá, onde já foi comandante e sub-comandante do batalhão local, e onde também já passou por todos os postos de chefia. Em Curitiba, também já comandou o Policiamento Comunitário, ajudou na criação dos Comandos Regionais do Interior, dos quais foi comandante de um deles. Também já assumiu cargos em situações delicadas, como por exemplo o Batalhão de Paranavaí, em 2009, na época fragilizado pela denúncia de escândalos sexuais envolvendo oficiais.

Na visão de Audilene, não foi o fato dela ser mulher que fez as coisas acalmarem por lá, mas por sua rigidez no comportamento e pelo reconhecimento da sua capacidade de trabalho, de fazer o batalhão caminhar de volta e passar a devida segurança para a população local. “Também não geraria nenhum temor nas mulheres (vítimas dos abusos) em relatar a outra mulher o que passaram, o que sentiram com tudo isso”, relata a coronel.

Em 2014, Audilene foi convidada para assessorar e chefiar a segurança de Cida Broguetti, então candidata a vice-governadora. Com a eleição de Cida, Audilene foi levada ao posto de chefe do Estado Maior, trabalhando junto com o coronel Arildo, sub-comandante da PM, o coronel Tortato, chefe da Casa Militar, e o coronel Zanata, chefe do Estado Maior. Os três permanecem trabalhando juntos, porém agora em posições diferentes. “Eu recebi um telefonema na hora que estava me arrumando para ir à posse da Cida. Era ela, me convidando para o comando-geral”, revela a coronel.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste