Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Conselho dos Direitos da Mulher evidencia Lacy Maria Riedi

Data: 19/04/2018

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem a honra de homenagear no projeto “Mulheres que Inspiram e não Piram” - Lacy Maria Riedi. Nascida em 23 de novembro de 1960, na cidade de Palotina, é filha dos pioneiros Marcelino Afonso Neis e Ignês Neis.

Casada com Dianor Riedi, mãe da Christiane e Marcelo. Conta que há dois anos recebeu o melhor que a vida pode proporcionar: seus netos Helena (dois anos e três meses) e Pedro Henrique (dois anos). Ela conta que netos são o milagre da vida se renovando todos os dias. “Agradeço a Deus por abençoar minha família com tamanha alegria”.

Adora estar com a família e amigos. Tem como hobby a leitura, pintura e bordado, além de fazer aulas de Pilates.

Começou a trabalhar aos 12 anos de idade vendendo produtos da Avon junto com uma prima. Pela manhã estudava e a tarde saia para vender os produtos nas casas das pessoas. Dos 14 aos 18 anos trabalhou como auxiliar na secretaria do Colégio Estadual Santo Agostinho.

Sempre sonhou em ser professora e cursar o ensino superior. No ensino médio cursou o magistério (Escola Normal). Foram três anos de muito aprendizado, conhecimentos e alegrias. Muitas amizades que fez naquele tempo permanecem até hoje. Ao terminar o curso não deu continuidade aos estudos, porque em Palotina não tinha faculdade e naquela época poucas mulheres saíam para estudar.

Com muita coragem, após 21 anos longe dos bancos escolares decidiu prestar vestibular para o curso de Direito. Foram cinco anos de muito estudo, dedicação e esforço. Logo após concluir a faculdade prestou o Exame da Ordem e foi aprovada.

Quando estava no terceiro ano da faculdade, sua filha decidiu cursar mestrado, e como ela tinha uma clínica de fisioterapia em Cascavel, se propôs a administrar a clínica. Estudava pela manhã e a tarde trabalhava em Cascavel.

Cursou MBA em Gestão da Saúde (FASUL), Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil (UNIVEL) e Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (UESPAR). O curso de Metodologia do Ensino Superior despertou o sonho que que tinha ainda quando criança: ser professora.

Conta que logo após concluir a pós-graduação foi convidada a ministrar aulas na Uespar/Facitec, inicialmente no curso de Ciências Contábeis na disciplina de Instituições de Direito Público e Privado, depois Arbitragem, e Noções de Direito no Curso de Administração. Em 2017, assumiu a direção geral da Uespar/Facitec.

Durante todos esses anos, mesmo ausentando-se da cidade para trabalhar e estudar, sempre prestou trabalhos voluntários, principalmente na área da infância e adolescência.

Durante oito anos participou do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, preocupada com a situação de vulnerabilidade social, lutando por políticas públicas. Participou durante oito anos do Conselho Municipal de Assistência Social.

Como voluntária ministrou aulas em capacitações para conselheiros tutelares, capacitação dos dirigentes e trabalhadores das entidades socioassistenciais não governamentais e das unidades públicas: CRAS e CREAS e palestras em algumas escolas públicas com o tema “Responsabilidade da família, da escola e dos educandos na educação escolar”.

Há sete anos participa do grupo de Apoio a Rede de Proteção Contra a Violência a Criança e ao Adolescente, que se reúne, semanalmente, para articular ações no sentido de garantir os direitos da criança e do adolescente em situação de risco. Entende que também é dever de todos, enquanto cidadãos, contribuir para a garantia desses direitos e para o cuidado com as crianças. Acredita plenamente nas palavras de Zilda Arns Neumann: “As crianças, quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança”.

Desde 2013 participa do Conselho Consultivo do Trânsito e há um ano do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Faz parte da Diretoria da OAB/PR Subseção de Palotina como secretária adjunta e coordenadora da comissão de ações sociais, que também desenvolve ações em prol das crianças e dos adolescentes.

Desde pequena aprendeu com seus pais que tem o dever de fazer algo a mais pelos outros. Lacy diz: “O ato de caridade sempre foi muito presente na minha família. Aprendi que podemos ajudar as pessoas e a sociedade em que vivemos de várias maneiras, que alguns pequenos gestos fazem diferença e que em alguns momentos, apenas um gesto de bondade pode modificar a vida de um ser humano, até mesmo um abraço.”

Sobre o papel das mulheres acredita que têm um papel muito forte e muito importante no voluntariado e a capacidade de espalhar e de defender aquilo em que acreditam. A dedicação, a solidariedade, o ver no outro a necessidade de ajuda não conhece fronteiras ideológicas ou religiosas. “É nesse voluntariado que se deve envolver e ser voluntário é se inteirar, solidarizar e investir na busca de um mundo melhor”.

Vitórias, conquistas e lutas a parte, as mulheres continuam exercendo atividades voluntárias e encontrando um espaço na apertada jornada de trabalho, motivadas pelos valores de participação e solidariedade para causas de interesse social e comunitário.

Importante lição ela nos traz: “Para nós mulheres fica a certeza de que ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem e nos tornam seres humanos melhores.”




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste