Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Após chuva, agricultores apressam plantio de trigo

Data: 24/05/2018

Com o retorno da chuva, produtores rurais da região apressaram a semeadura do trigo, que alcançou 63% da área prevista no Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab) de Ivaiporã. Segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral), este ano serão plantados 10 mil hectares a menos do grão nos 22 municípios da regional, uma queda de 8,33% em relação à safra passada, quando foram semeados em 120 mil ha. Os preços médios pagos pelo trigo na região atingiram esta semana o patamar de R$ 40 a saca de 60 quilos, cerca de 5,06% acima dos custos de produção estimados pelo Deral.

O produtor Pedro Senchechem concluiu ontem o plantio de 800 alqueires. “Com essa chuva que deu no final de semana, nossas sementes vão nascer, o que não pode acontecer é ficar mais 30 dias sem chuva. De agora para frente, nós não plantamos mais para não atrapalhar o início do plantio da soja”, relata. O zoneamento agrícola de risco climático em Ivaiporã encerra no dia 10 de junho.

Conforme Senchechem, apesar do preço de venda do trigo não ser rentável para o produtor, a opção pelo grão é em razão da rotação de culturas. Alternar o plantio entre a leguminosas, como a soja, e gramíneas, condiciona o solo, melhorando o processo de adubação, além de reduzir a incidência de ervas daninhas, pragas e doenças. “O carro chefe nosso é o soja, e o trigo serve como adubação. Nesse caso, o importante é cobrir os custos. O retorno do trigo é muito pouco, se empatar já é motivo de festa”, avalia.



Segundo Randolfo Oliveira, engenheiro agrônomo do Deral, em relação ao ano passado o ritmo das máquinas no campo está atrasado, principalmente por conta da estiagem que durou mais de 45 dias. “Nesta mesma época em 2017, o plantio praticamente estava concluído em torno de 90% do terreno total cultivado. Faltou umidade, as precipitações agora só ocorreram no último final de semana. De sexta à domingo, foram 28,6 milímetros e o pessoal aproveitou para plantar”. Em abril, choveu apenas no primeiro dia do mês, totalizando 13,3 milímetros.

Ao mesmo tempo, as culturas de inverno - milho e feijão - sofrem com a pouca umidade. “Este ano está complicado. O rendimento do milho deve cair em 50%, o pessoal deve colher por volta de 90 sacas, com clima normal a média é 180 sacas por ha. O feijão das secas que está em fase de colheita está dando 25 a 30 sacas quando normalmente daria 50, 60 sacas”, completa Oliveira.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste