Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Elio Rusch propõe reserva de 80% das vagas nas universidades estaduais para moradores do Paraná

Data: 29/05/2018

Nessa segunda-feira (28) o deputado Elio Rusch apresentou projeto de lei que prioriza reserva de vagas em no mínimo 80% nas Universidades Estaduais para estudantes que residam há pelo menos seis meses no Paraná anteriores à inscrição em vestibulares e ou para quem tenha cursado o ensino médio no todo ou em parte, em qualquer um dos 399 municípios paranaenses.

Segundo o parlamentar, diversos moradores de outros Estados têm procurado as universidades do Paraná, o que dificulta os moradores paranaenses de ingressarem no ensino superior público devido à grande concorrência por vagas gratuitas nas estaduais.

“Não é justo que os nossos alunos tenham que disputar a totalidade das vagas nas universidades estaduais públicas com vestibulandos moradores de outros Estados. Essas universidades são custeadas com o suor dos paranaenses, nada mais justo que eles é que tenham a preferência pelos estudos gratuitos, custeados pelos impostos de nossa gente”, opina Elio Rusch.

Na visão do deputado, 20% das vagas estaduais para moradores de outros estados é o suficiente. “ Os estudantes moradores de outros estados ficam, na grande maioria, residindo no Paraná – apenas no período acadêmico que oscila entre quatro e seis anos, dependendo do curso. Depois eles voltam para seus estados de origem para exercerem suas profissões enquanto nossa população não será beneficiada desse conhecimento”.

O deputado complementa. “Nosso objetivo é priorizar o estudante paranaense na esperança de que ele vá retribuir, com seu conhecimento adquirido gratuitamente, ao Estado que ele e sua família escolheram viver”, conclui Rusch.

Em todo o Estado, sete universidades estaduais contam atualmente com 70.366 acadêmicos nos cursos de graduação na modalidade presencial, objeto de proposta do deputado.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste