Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

Richa viajou pro Caribe com propina recebida em esquema de corrupção, diz delator

Data: 06/06/2018

Em uma proposta de colaboração premiada feita à Procuradoria-Geral da República, o engenheiro civil Maurício Fanini implica diretamente o ex-governador Beto Richa (PSDB) nos fatos investigados pela Operação Quadro Negro. A operação se debruça sobre um esquema que desviava dinheiro da construção e reforma de escolas no Paraná. As informações foram divulgadas com exclusividade pelo Paraná TV, da RPC. Beto Richa e demais citados negam irregularidades.

Fanini, que é réu na Quadro Negro, foi diretor de Engenharia, Projetos e Orçamentos da Secretaria de Educação entre 2011 e 2014. De acordo com ele, Richa não só sabia dos desvios como era procurado diretamente para tratar do assunto. O ex-governador teria, ainda, pedido pessoalmente a Fanini para que ele arrecadasse dinheiro para a campanha de 2018 junto às empresas envolvidas no esquema.

Os recursos seriam destinados não só à campanha de Richa, mas também a de seu filho, Marcello, e a do irmão, Pepe Richa, de acordo com Fanini. O dinheiro teria sido deixado no banheiro da sala do ex-diretor.

Fanini já havia falado do envolvimento de Richa no esquema em um novo depoimento, concedido em Brasília. Apesar de o processo estar tramitando na 9ª Vara Criminal de Curitiba desde janeiro, sob Segredo de Justiça, ele foi ouvido na capital federal porque está preso na cidade desde o início de maio. Ele foi transferido de Curitiba por motivos de segurança.

Além da campanha
Na proposta de delação premiada revelada pela RPC, entretanto, Fanini vai além e afirma que os recursos desviados não eram destinados, somente, para o financiamento das campanhas do tucano. Parte dos recursos teria sido destinada a viagens realizadas por Richa e sua mulher, Fernanda, com Fanini e outros amigos. As despesas de viagens para Las Vegas, em 2010, para os EUA e para o Caribe não teriam sido pagas pelo ex-governador, mas sim por empresários que possuíam contratos com o governo do estado, de acordo com Fanin.

O ex-diretor também afirmou que R$ 500 mil em propina teriam sido destinados à compra de um apartamento para Marcello Richa em Curitiba. O dinheiro teria sido pedido por um primo distante do ex-governador Luiz Abi Antoun.

Outro lado

Ao G1 Paraná, o ex-governador Beto Richa disse que a delação foi vazada de forma criminosa e que trata-se de uma “manobra arquitetada às vésperas do período eleitoral”. Ainda de acordo com o tucano, Fanini “mente descaradamente”. “Nem eu, nem qualquer membro da minha família, recebeu dinheiro desviado dos cofres públicos”, afirmou.

À RPC, a defesa de Luiz Abi afirmou que todas as menções de Fanini são mentirosas. Marcello Richa disse rechaçar qualquer recebimento de valores, afirmando que o ex-diretor tenta se beneficiar com a delação premiada por meio de informações mentirosas.

Pepe Richa nega as afirmações, dizendo que Fanini tenta “terceirizar atitudes criminosas”.


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste