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A inovação deve servir ao consumidor |
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Data: 07/06/2018
Nos últimos anos, surgiram várias séries de inovações tecnológicas e procedimentais ao redor do globo. A grande maioria foi completamente esquecida quando “a novidade” passou, mas todas que permaneceram têm uma característica essencial em comum.
A chave para que qualquer tipo de inovação passe pelo inevitável teste do tempo é que ela sirva ao seu propósito de tornar a experiência do consumidor melhor do que era antes. Poucas empresas representam melhor o mantra de inovação a serviço do consumidor que a Amazon. O sucesso da companhia nas últimas décadas está diretamente relacionado a isso.
Quando a Amazon lançou seu site para venda de livros online no começo dos anos 1990, a ideia de permitir resenhas negativas foi muito controversa no meio, já que estas poderiam diminuir a venda de livros com qualificações baixas.
Entretanto, isto beneficiou o consumidor. Ao saber da possibilidade de existirem comentários negativos, aquele poderia confiar nos comentários de outros compradores para descobrir a qualidade do livro que pretendia adquirir. Como consequência, isso o mantinha em um ótimo estado emocional para finalizar uma compra.
A prática se provou um sucesso e após alguns anos foi incorporada por praticamente todas as lojas online de venda.
Outro bom exemplo reside na Brazilian Series of Poker (BSOP). Atualmente a maior competição de poker da América Latina, a BSOP chegou a esse patamar muito por conta da maneira pela qual os responsáveis pelo campeonato forcaram seus esforços em melhorar a experiência dos participantes.
Os organizadores sempre prezaram pela praticidade e simplicidade do processo e um dos melhores exemplos recentes é a nova inscrição do BSOP implementada ano passado.
A forma antiga pela qual os competidores se inscreviam fazia com que os participantes ocasionalmente perdessem stacks caso se atrasassem para o evento, já que os lugares eram automaticamente escolhidos pelo sistema. Na nova forma, os competidores podem escolher seu lugar durante o processo de inscrição se desejam ter uma mesa designada de maneira automática ou escolher uma mesa diretamente na caixa do evento quando chegarem.
Finalmente, a Apple é outra companhia que se destacou no cenário internacional ao focar de maneira expressiva em como prover uma boa experiência para o usuário em todos os seus produtos e serviços.
Enquanto seus concorrentes se esforçavam para desenvolver alguma solução para a venda de música online, a Apple apareceu com o iPod e permitiu que todos os usuários colocassem seus arquivos MP3 no dispositivo.
Partir daí para a venda facilitada de músicas e álbuns no iTunes e a subsequente Apple Music quando o streaming se tornou onipresente foram passos tão simples quanto óbvios para a companhia. Hoje, a grande inovação da companhia é o Apple Pay, que acaba de chegar ao Brasil. O sistema permite que o usuário pague vários tipos de contas ao aproximar seu dispositivo sobre uma das máquinas de pagamento autorizadas.
O Apple Pay funciona em celulares, tablets e até mesmo no relógio de pulso da companhia e permite que a compra seja feita tanto em lojas físicas quanto em lojas digitais. Isso possibilita que o consumidor faça quase todos os seus pagamentos de uma maneira mais simples e fácil, já que a tecnologia dispensa a necessidade de carregar um cartão físico e já é comum levar pelo menos o celular para onde quer que se vá.
Seja uma forma de melhorar a confiança dos consumidores em produtos, uma nova inscrição mais flexível ou maneiras mais simples de fazer compras, todas as inovações de sucesso melhoram a experiência do consumidor e é este o objetivo principal que qualquer interessado em construir algo duradouro deve ter em mente.
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